Um novo relatório da Changing Markets Foundation, ' Dirty Fashion Disrupted ' , revela que, enquanto algumas marcas de moda e os principais produtores de viscose estão progredindo na limpeza da fabricação suja de viscose, a maioria das marcas simplesmente continua falando sobre sustentabilidade sem evidências de ação.
Em termos simples, a viscose é uma fibra celulósica feita de polpa de madeira. Isso significa que o material tem um grande impacto no desmatamento e requer um processo químico extenuante e muitas vezes poluente para transformar a matéria-prima (madeira) em têxtil para vestuário. É esse processo de produção química que a Changing Markets está tentando limpar.
A viscose é a terceira fibra mais usada no mundo e tem potencial para ser uma alternativa sustentável aos sintéticos à base de óleo. No entanto, investigações anteriores da Dirty Fashion encontraram evidências claras de produtores de viscose despejando águas residuais não tratadas, contaminando cursos de água e ecossistemas e causando graves impactos à saúde das comunidades locais.
Um produto químico tóxico e desregulador endócrino, o dissulfeto de carbono (CS2), usado no processo de fabricação de viscose, foi associado a sérias condições de saúde, mais notadamente como causa de doença mental em trabalhadores de fábrica, mas também em uma ampla gama de outras condições, que variam de rim doença a ataques cardíacos e derrames.
' Dirty Fashion Disrupted ' avalia onde empresas globais de roupas e produtores de viscose estão na transição para a viscose responsável. Por meio de uma análise detalhada das políticas de transparência e fornecimento de 91 marcas e varejistas, e dos planos de produção responsáveis dos produtores, o relatório examina o progresso até o momento e as lacunas nos compromissos e promessas existentes.
Em agosto de 2019, a Changing Markets Foundation - junto com a Fashion Revolution, Ethical Consumer, a Clean Clothes Campaign e WeMove.eu - alcançou mais de 90 marcas e varejistas globais de roupas, solicitando informações mais recentes sobre a quantidade de viscose usada , os detalhes de quaisquer políticas que eles tenham para lidar com os impactos ambientais de sua cadeia de suprimentos de viscose, os nomes e as fábricas de seus fornecedores de viscose, quaisquer planos de divulgar esses fornecedores publicamente no futuro e convidando-os a se comprometerem com o Roteiro para a viscose responsável e fabricação modal de fibras.
Muitas marcas mostraram um aumento acentuado da transparência em sua cadeia de suprimentos de viscose. Em seus sites, quatro das marcas que assinaram a campanha, Esprit, Tesco, M&S e ASOS, agora listam publicamente as empresas - até os nomes das fábricas - que fornecem fibra de viscose. Os demais signatários (além da Inditex), bem como várias outras marcas, divulgaram o nome de pelo menos vários de seus fornecedores de viscose em seus sites.
A grande maioria das marcas ainda está muito atrás dos pioneiros na transparência. Você pode ver quais marcas estão tomando medidas para uma viscose mais responsável aqui: http://dirtyfashion.info/
Dez grandes marcas e varejistas se comprometeram a tomar medidas sobre o fornecimento responsável de viscose. No entanto, marcas de luxo, incluindo Prada, Dolce & Gabbana e Dior e varejistas de baixo custo, como Walmart, Matalan e Boohoo, estão falhando em tomar medidas sobre cadeias de suprimentos poluentes, devastando ecossistemas e causando graves impactos à saúde em comunidades locais na Índia, China e Indonésia. É claro que o ponto em comum entre os retardatários não é o preço, mas a disposição de levar a pegada da moda a sério.
Mais de 25% das marcas investigadas não possuem política de viscose e muitas delas não possuem política ambiental. Ainda assim, o mercado em transformação registrou um aumento no número de marcas que responderam a suas perguntas e se envolveram com a campanha. Para uma lista completa de suas descobertas, clique aqui.
Em 2018, a Changing Markets lançou um Roteiro para a fabricação responsável de viscose e modal de fibra para resolver os problemas ambientais e sociais em sua fabricação e fornecer um modelo para a produção responsável das marcas.
Dez grandes marcas e varejistas - Inditex, ASOS, H&M, Tesco, Marks & Spencer (Es&T), Esprit, C&A, Next, New Look e Morrisons - agora se comprometeram publicamente a integrar seus requisitos em suas políticas de sustentabilidade. Também é esperado que essas marcas se envolvam com seus fornecedores e usem sua alavancagem para conduzir a uma produção de viscose mais responsável.
Urska Trunk, consultora de campanhas da Change Markets Foundation, comentou:
“Com a crescente conscientização dos impactos ambientais e sociais da indústria da moda, as pessoas esperam que as empresas de roupas assumam a responsabilidade por suas cadeias de suprimentos. Marcas e varejistas não podem mais fechar os olhos para isso. Eles precisam enfrentar o desafio e abrir suas cadeias de suprimentos ao escrutínio externo para colocar a indústria em uma base mais sustentável. ”
Como cidadãos e consumidores, devemos usar nossas vozes para exigir que as marcas de moda obtenham materiais de maneira transparente e responsável. É inaceitável que mais de um quarto das marcas pesquisadas tenham fechado os olhos para a produção de viscose que envenena as pessoas e contamina as vias navegáveis. Vamos perguntar # WhoMadeMyClothes? porque sabemos que a transparência é o primeiro passo para alcançar uma indústria de moda limpa e segura para os usuários e trabalhadores.
Tweet as marcas usando a hashtag #dirtyfashion e peça que elas sejam mais transparentes e avancem para uma viscose mais responsável aqui . Assine a petição para exigir viscose mais responsável aqui .
https://www.fashionrevolution.org/dirty-fashion-disrupted/
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Como cidadãos e consumidores, devemos usar nossas vozes para exigir que as marcas de moda obtenham materiais de maneira transparente e responsável. É inaceitável que mais de um quarto das marcas pesquisadas tenham fechado os olhos para a produção de viscose que envenena as pessoas e contamina as vias navegáveis.
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