Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estamos experimentando um forte desejo de retorno ao passado, e isso acaba transparecendo na maneira como nos vestimos. Saiba como incluir a moda vitoriana e tendências boho chic em sua rotina!

clothing evening dress gown robe fashion person female hat wedding gown wedding
Foto: Reprodução/Instagram @rikaaspo

No último dia 8 de setembro, o mundo deu adeus à Rainha Elizabeth II. A comoção foi geral: líderes mundiais, artistas e sociedade civil lastimaram a morte da monarca. Afinal, o seu reinado foi o mais longo da história do Reino Unido e marcou profundamente toda uma geração.

A verdade é que a família real ainda permeia o imaginário de muitas pessoas e dita tendências, de comportamento e de moda. O guarda-roupa da família real é objeto de minuciosa atenção. Não apenas o da Rainha Elizabeth II, mas também, e principalmente, da Princesa de Gales, Kate Middleton, e da duquesa de Sussex, Meghan Markle.

Foto: Reprodução/Instagram @katemiddletonbrasil

Voltando um pouco no tempo, a influência da família real era ainda mais forte durante a Era Vitoriana (1837-1901), nomeada em razão do reinado da Rainha Vitória, período de forte expansão inglesa. O padrão de comportamento estabelecido pela Rainha Vitória e pelo Príncipe Albert chegou até a moda. Portanto, foi um período de mais recato na vestimenta.

A moda feminina na Era Vitoriana ficou conhecida por suas muitas camadas de roupas. As mulheres usavam vestidos, blusas, saias e casacos sobrepostos e eram proibidas de mostrar partes do corpo, como o tornozelo. Sob os vestidos elas usavam espartilhos, que limitavam seus movimentos ao longo do dia. Usar uma saia com largura maior em comparação com outras saias tornou-se um símbolo popular de riqueza. 

Foto: Reprodução/Instagram @sewstine
Foto: Reprodução/Instagram @sewstine

Além dos vestidos, chapéus e outros acessórios semelhantes eram muito populares durante esse período. As mulheres usavam o cabelo amarrado para trás ou usavam um coque, enquanto o chapéu era feito para acomodar o penteado. Os homens não ficavam para trás em termos de elegância e sofisticação. 

Foto: Reprodução/Instagram @rainiana

Estranho pensar que esses elementos fariam sucesso hoje, não é verdade? Mas, como todos sabem, a moda é cíclica, e consegue se renovar. Por isso, a Moda Vitoriana tem ganhado as passarelas de grandes grifes, apresentando-se na sua elegância usual, mas um pouco mais leve e romântica.

Das passarelas para os guarda-roupas: mistura de estilos vira tendência

Alexander McQueen, Louis Vuitton, Dior… os desfiles estão apostando no retorno da moda vitoriana, com suas mangas bufantes, suas golas altas e camadas e mais camadas de roupas. Essas peças têm chegado aos guarda-roupas das fashionistas com uma nova roupagem, aliadas a outros estilos, como o boho chic.

O termo “Boho” é inspirado em grande parte pela vida boêmia do século XIX. Encontrou rapidamente o seu lugar no mundo da moda, principalmente nos dias de hoje. Ele é descontraído, leve, democrático e pode se juntar a vários outros estilos, como é o caso da moda vitoriana. Os elementos do bohemian refletem o desejo de conectar o ser humano com o mundo e a natureza. Estampas florais e étnicas, vestidos longos e leves, tons neutros e claros fazem parte desse universo. 

Foto: Reprodução/Instagram @boho_in_mongolia
Foto: Reprodução/Instagram @nicoleneissany

Já o Boho chic nada mais é do que a união entre esses elementos mais ligados a uma atmosfera de natureza e um design mais moderno. Esse tipo de visual costuma ser bastante popular em festivais do tipo Coachella. Fashionistas como Bruna Marquezine e Kendall Jenner, por exemplo, são presenças garantidas no evento e sempre chamam a atenção com seus looks.

Em termos práticos, quando falamos da mistura desses dois estilos, podemos pensar, por exemplo, em um vestido floral de tecido leve com babados aliado a um par de botas ou tênis new balance, para quebrar um pouco da formalidade. Para um toque vintage, complemente o visual com uma bolsa pequena com correntinha. Para o dia a dia, pode-se usar uma calça jeans com blusa de manga longa bufante em cor neutra. Os acessórios podem dar o toque moderno que faltava.

Foto: Reprodução/Instagram @miaandlova
Foto: Reprodução/Instagram @andradestyle

É fácil trazer as tendências da moda vitoriana para os dias de hoje. Aliadas a elementos modernos, o visual torna-se único. É, ao mesmo tempo, romântico, despojado e elegante, e pode ser usado nas mais diversas ocasiões.

Na moda, tudo retorna, mas não do mesmo jeito

É importante falar que a Moda Vitoriana e o boho chic não significam apenas vestidos longos, mangas bufantes, babados e estampas florais. Um aspecto importante desse estilo é a individualidade, ou seja, é preciso abraçar a própria personalidade e expressá-la através das escolhas de moda. Obviamente todo estilo traz consigo preceitos que podem ser seguidos, mas o segredo para um visual original é seguir as próprias inspirações e realizar combinações únicas.

Foto: Reprodução/Instagram @ziamara

Estamos experimentando claramente um forte desejo de retorno ao passado e isso acaba transparecendo na maneira como nos vestimos. No entanto, não podemos deixar de incorporar os novos elementos que surgiram e que fazem parte da nossa identidade hoje. Passado, presente e futuro deixam a mistura entre a Moda Vitoriana e o boho chic única e original.

https://www.revistalofficiel.com.br/moda/moda-vitoriana-e-boho-chic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 32

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço