Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tendência que surgiu em ambientes de trabalho, vive novo momento no pós-pandemia, unindo praticidade e elegância para qualquer situação. Saiba como usar looks monocromáticos:

accessories bag handbag purse wallet person sitting
Créditos: Instagram @gploandgroup

A moda sempre caminhou entre a praticidade e a inovação. No caso da moda monocromática, o que começou como uma maneira de levar mais estilo ao dia a dia dos trabalhadores se tornou uma forte tendência que sobrevive ao tempo.

Os looks monocromáticos despontaram após o fim da Segunda Guerra Mundial. Assinados pelo estilista francês J.C. Weil, esses visuais tinham como objetivo explorar combinações entre peças que ajudassem os trabalhadores a se vestirem adequadamente em seu dia a dia.

Como o próprio nome sugere (“mono” significa “único” e “cromo” está relacionado a “cor”), esse estilo consiste em usar peças com a mesma cor. Durante muitas décadas, a moda monocromática foi um grande sucesso, desde em cima das passarelas dos mais renomados estilistas até no dia a dia das grandes ou pequenas cidades. 



Créditos: Instagram @lirisaw
Créditos: Instagram @lirisaw

Nos desfiles da Dior, em Paris, no ano passado, as peças monocromáticas chamaram a atenção. Porém outros grandes nomes da alta-costura também levaram às passarelas algumas criações inspiradas no tema, como Valentino e Chanel, especialmente no all-black ou all-white.

No Brasil, essa inspiração também está presente nas passarelas dos grandes desfiles do país. Durante o outono-inverno, as peças de alfaiataria são a grande sensação, como em blazers, camisas e calças sociais, rendendo visuais elegantes e altamente sofisticados, ótimos para trabalhar.

Inspiração monocromática em 2023

Se antes os looks monocromáticos eram uma forma de padronizar e facilitar os visuais dos trabalhadores, hoje em dia, com a grande adesão ao home office ou trabalhos híbridos, os visuais monocromáticos estão principalmente nos momentos de lazer e diversão.

Com a chegada do outono-inverno no Hemisfério Sul, os looks monocromáticos são uma boa aposta para levar mais estilo à nova temporada, independentemente de onde você esteja. De um visual mais ousado a algo mais clássico, não faltam opções de peças para combinar com elegância e seguir as inspirações das passarelas mais importantes do Brasil e do mundo. 

Uma das maneiras de utilizar esse estilo com um toque de modernidade é optar pelos looks all jeans. Afinal, as peças em jeans transmitem um ar mais jovem e conseguem ser atemporais, como a verdadeira revolução da moda que as calças jeans causaram.

Créditos: Instagram @manutr_
Créditos: Instagram @ceciliamendesloja

Para quem pensa em utilizar os visuais monocromáticos em jeans durante essa temporada, a dica é usar peças de tonalidades parecidas, para situações mais sofisticadas, ou seguir por uma linha street style, misturando diferentes lavagens e acabamentos.



Créditos: Instagram @josie.bullard

Algumas coleções também contam com conjuntos monocromáticos, como as coleções mais recentes da Dior vinham trazendo, tanto nas passarelas femininas quanto nas masculinas.

Já para as pessoas que desejam apostar em looks funcionais, os visuais monocromáticos podem se relacionar com uma outra tendência, a dopamine dressing, que utiliza cores que estimulam a liberação de dopamina pelo cérebro. Cores mais vivas, como o pink ou o azul-cerúleo, são boas opções para unir essas duas tendências.

Os looks all-black seguem também como uma das fortes inspirações para os visuais mais modernos. E a inspiração não precisa vir necessariamente das passarelas, já que algumas das produções da cultura pop, como Wandinha e Sandman, trouxeram grandes exemplos e caíram no gosto das pessoas mais antenadas na moda.



Créditos: Instagram @bontuwithbows
Créditos: Instagram @patricialehmann

Neste caso, a vida pode imitar a arte, e as influências góticas e sombrias dessas séries podem inspirar os visuais all-black, que nunca deixam de lado a elegância e a simplicidade, permitindo criar combinações que são versáteis e podem ser usadas em qualquer situação.

Já para quem deseja apostar em um visual inverso ao all-black, o all-white exige um pouco mais de atenção aos detalhes. No Brasil, o visual composto todo por peças brancas adquire um sentimento festivo, sendo a cor mais usada durante o Réveillon. Por isso, para quebrar qualquer referência à época de celebração, o ideal é combiná-lo com acessórios diversos, especialmente durante o inverno. Echarpes e casacos com pelo podem ser uma boa opção.

Créditos: Instagram @pamelastevensonb

Looks monocromáticos e com textura

Outra maneira de adotar os visuais monocromáticos no seu dia a dia é apostar em texturas para quebrar padrões ou entregar mais curvas ao caimento da roupa. Esse já é um truque muito utilizado nas coleções que combinam peças inteiramente em preto ou branco, já que evitam dar um ar monótono ao visual.

Visuais todo em preto, a depender do tecido, por exemplo, podem ficar simples demais para algumas ocasiões. A dica dos consultores de moda, nessas situações, é apostar na combinação com peças que apresentam cortes diferentes ou com padronagens diversas.

Para os looks em branco, as rendas e o tricô são excelentes opções que já fizeram bastante sucesso durante o verão e podem ajudar a criar um ar moderno e elegante para o inverno. Casacos e blusas em tricô seguem como uma boa alternativa para se aquecer com estilo durante esta temporada.

A mistura entre tecidos também segue em alta para quem deseja ousar com outras cores. Durante o início do outono, por exemplo, casaquinhos de meia-estação com diferentes tecidos podem ajudar a compor visuais mais elaborados na mesma tonalidade, sem deixar de lado o conforto e a adaptação aos ambientes em que estiver.



Influências das redes sociais nos looks monocromáticos



Além das séries e obras cinematográficas que costumam ditar moda nesta temporada, as redes sociais também têm desempenhado um papel fundamental para quem busca inspirações para se vestir. Muitos consultores e estilistas já olham para esse mundo digital na hora de divulgar suas produções.

Por isso, se você quer estar por dentro das principais tendências e receber dicas de como combinar as peças monocromáticas que você já tem, por exemplo, olhar para as redes pode ser um bom caminho.



Créditos: Instagram @elizabethrootmakeup

Sem dúvida, as redes sociais tornaram a moda ainda mais democrática, ainda mais quando pensamos no conceito da moda monocromática, como pensada por J.C. Weil. Com looks fotografados por um iPhone 13 ou por lentes profissionais de revista de moda e comportamento, essa tendência tem encontrado espaço entre os maiores fashionistas.

https://www.revistalofficiel.com.br/moda/monocromatico-como-inserir...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 34

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço