Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mostra “Entre Contrastes”, no Rio, reúne obras de SC feitas com resíduos têxteis

Exposição é realizada pelo Sebrae/SC e ocupa o espaço no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro.

Do velho tear e das linhas cruas, o princípio de uma atividade que hoje é um dos destaques econômicos de Santa Catarina. A lembrança de quando a máquina ainda precisava das mãos do homem para conduzir o fio é só o começo do passeio pela história da indústria têxtil que termina em arte na exposição “Entre Contrastes”. Representantes de nove cidades catarinenses compõem a mostra. De dezenas de ideias vindas dos Estados, o projeto do Sebrae/SC foi selecionado para ocupar um espaço de destaque no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Sergio Medeiros, do Sebrae/SC, no lançamento da mostra, que tem representantes de nove cidades do Estado - Divulgação/ND
Sergio Medeiros, do Sebrae/SC, no lançamento da mostra, que tem representantes de nove cidades do Estado - Divulgação/ND



“Eu fui psicóloga clínica durante 13 anos, mas não era feliz. Sempre gostei de criação, de cores, e minha mãe, que era artista plástica, me introduziu nesta questão de fazer artesanato”, da frustração, nasceu um novo talento, conta a joinvilense Ana Gern, que tem cerca de 200 itens expostos: são almofadas, pufes, jardins verticais e itens decorativos que ganham forma ponto a ponto, numa técnica que usa o crochê com restos de malha. Todas as obras da exposição tem esta característica em comum: usam resíduos da indústria de tecidos como matéria-prima. Um princípio de sustentabilidade fundamental no setor, das 170 mil toneladas de retalhos que sobram anualmente no Brasil, 80% vão parar no lixo. “A ideia é que a exposição crie um pouquinho de interesse, e depois pense no futuro, no que eu estou consumindo hoje, para as gerações de amanhã”, explica Marina Tavares, curadora da exposição “Entre Contrastes”.

A mostra levou um ano para ficar pronta. São 612 peças, confeccionadas por 87 artesãos e distribuídas em sete núcleos de produção. As obras também estão disponíveis para venda em rodadas de negócios, mas para o presidente do conselho deliberativo do Sebrae/SC, Sergio Medeiros, o fator financeiro não é o mais importante “o principal é a valorização do trabalho catarinense e o conhecimento dele por todo o Brasil”..

Cores e texturas nas peças de decoração expostas na mostra - Divulgação/ND
Cores e texturas nas peças de decoração expostas na mostra - Divulgação/ND



25 mil visitantes esperados

 Técnicas, texturas, cores e propostas diferentes, mostram a diversidade do artesanato catarinense. As peças chamam atenção pela inovação, delicadeza e criatividade. Do ateliê em Joinville, a professora de tecelagem Luciane Sell levou mais de 70 tapetes feitos à mão, e sem nenhum centímetro de material comprado. A produção contou com doações de alunos e da indústria têxtil da maior cidade do Estado. “Eu transformei, cortei, embuti, tramei manualmente no tear”, tudo, por um propósito maior: “o resíduo têxtil que ganha vida, ele se ressignifica e já não é mais descartado”.

A expectativa é que mais de 25 mil visitantes passem pelo espaço no período da exposição Entre Contrastes. “Estar no Rio de Janeiro, em um lugar por onde passa um grande fluxo turístico, que vai receber visitas internacionais e de todos os estados brasileiros, é um grande reconhecimento”, explica a coordenadora nacional do CRAB, Maíra Fontenele. A mostra foi aberta ao público nesta sexta feira e segue até o dia 12 de maio.

FABIANA PAZA

https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/mostra-entre-contras...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 409

Responder esta

Respostas a este tópico

  Técnicas, texturas, cores e propostas diferentes, mostram a diversidade do artesanato catarinense.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço