Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Francys Saleh
Designer e Docente no curso de design de moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)


A moulage é uma ferramenta eficaz no processo de transformar ideias e materiais em produtos de moda, tornando a criação realizável na medida em que lhe atribui forma, induzindo a novas construções, resultando em formas inovadoras.

Esse processo auxilia na experimentação e na visualização imediata do resultado, eliminando alguns processos na hora da criação, como por exemplo, o desenho. Em geral, é difícil visualizar como um desenho bidimensional será traduzido para o corpo, por isso, modelar diretamente no manequim auxilia o designer a visualizar sua ideia com mais clareza.

Por outro lado, o exercício de moulage é uma forma de estimular a criatividade no momento da criação, pois sobrepondo e drapeando tecidos sobre o manequim, o designer tem a possibilidade de descobrir novas formas.

A roupa deve apresentar diversas características para tornar-se desejada, como por exemplo, a silhueta, o caimento adequado, o uso de detalhes decorativos e criativos. Por ser uma técnica interativa e dinâmica, a moulage é a forma de criação que melhor conversa com nosso tempo.

Alguns profissionais, ou mesmo estudantes, não possuem destreza na hora de expressar suas ideias, tendo em vista que o desenho exige muita técnica. O peso, estrutura, e características dos tecidos influenciam diretamente na criação, o designer tem a possibilidade de "conversar" com o tecido, que se molda de acordo com a mão e a sensibilidade do designer.

Nas imagens abaixo pode-se ver o processo de construção de uma peça conceitual, onde foi realizado primeiro o exercício com a moulage, e após o esboço do croqui, com as imagens de inspiração.

Exemplo de exercício de criação em moulage. Foto: Acervo pessoal


A moulage é uma excelente forma de abordar o processo criativo, o desenvolvimento do design e a modelagem. O exemplo abaixo é a peça pronta na passarela. Nota-se a riqueza de detalhes e texturas diversas obtidas em função do processo. Deixe-se inspirar pela textura dos tecidos, as cores e o caimento e veja o modelo evoluir diante de seus olhos.

Resultado do exercício. Foto: Acervo pessoal

Por Francys Saleh
Designer e Docente no curso de design de moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Exibições: 445

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço