Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Movimento Sou de Algodão registra 143% de crescimento de marcas parceiras em 2020

Foto: Divulgação

Com o intuito de promover a moda e o consumo de forma responsável, o Movimento Sou de Algodão superou as expectativas e fechou o ano de 2020 com um aumento de 143% no número de marcas parceiras, totalizando 397. Trabalhando com fibras que estão de acordo com a sustentabilidade, diversos segmentos se juntaram ao Movimento e um grande destaque é a moda masculina e infantil.

"Iniciamos 2020 com 160 marcas parceiras. Embora não fosse uma meta, pensávamos na possibilidade de dobrar esse número. No entanto, a pandemia acelerou a presença digital e muitas marcas pararam para nos conhecer, além do público ficar mais atento às questões de sustentabilidade, o que impulsiona mais ainda o nosso mercado. Isso nos possibilitou encerrar o ano com 397 marcas", comemora Júlio Busato, presidente da Associação Brasileira dos Produtos de Algodão (Abrapa).

 

Atualmente, um desafio encontrado é a falta de conhecimento sobre o conceito de sustentabilidade e também sobre o cultivo do algodão nesta modalidade. Segundo Busato, o Brasil é o quarto maior produtor e o segundo maior exportador de algodão do mundo. E 75% da última safra foi certificada pelo programa socioambiental Algodão Brasileiro Responsável (ABR).

 

Essa certificação garante a inexistência de mão de obra irregular, análoga à escrava ou infantil - ou condições degradantes de trabalho -, o total cumprimento das leis ambientais, que preveem a conservação dos recursos naturais e a preservação dos biomas nativos, e o cumprimento das rígidas leis trabalhistas brasileiros, com 100% da mão de obra contratada em regime legal (CLT), com salários justos e benefícios assegurados por lei.

 

"É importante levar a responsabilidade do produtor ao conhecimento das marcas e dos consumidores, valorizar as boas práticas e promover a sustentabilidade, da origem ao consumo. Acreditamos que, como Movimento, entregamos esses valores e abraçamos empresas dos mais variados segmentos e tamanho, que se unem ao nosso propósito, para juntos construirmos um novo momento para a moda e a indústria têxtil nacional", comenta.

 

Como meta para o ano de 2021, o Movimento Sou de Algodão quer conhecer ainda mais as marcas parceiras e "continuar convidando e abraçando as novas, que se unirão ao Movimento, fortalecendo a cadeia do algodão, do produtor ao consumidor final. Queremos promover um rico networking e agregar ainda mais valor a quem está conosco", finaliza o presidente da Abrapa.

 

Além disso, vários projetos estão em andamento com conclusões previstas para este ano. Um exemplo é o 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, onde as tecelagens parceiras podem conhecer os novos talentos da moda autoral brasileira.

 

De todas as novas marcas que aderiram ao Movimento Sou de Algodão, destacam-se:

 

Ginger

Fundada pela atriz Marina Ruy Barbosa, já nasceu abraçando o movimento.

 

Bonno Pet Lifestyle

Do segmento pet, provando que o algodão é mesmo uma fibra versátil e veste todo mundo, em todas as ocasiões.

 

Círculo

Tradicional empresa fabricante de linhas para artesanato, promove as manualidades ao longo dos mais de 80 anos de existência

 

Grupo Lunelli

Marcas de moda do segmento têxtil à moda infantil, feminina e masculina

 

Grupo Cristina Fashion Brands e Kamylus

Que trouxeram 11 marcas. Ambos do segmento infantil e distribuição nas principais magazines e multimarcas.

 

Covolan, Innovativ, Renauxview e EcoSimple

Marcas de tecelagem

 

 

Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialoga com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 36% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

 

Siga Sou de Algodão:

Site: www.soudealgodao.com.br

Facebook: soudealgodao

Instagram: @soudealgodao

Youtube: Sou de Algodão

https://www.abrapa.com.br/Paginas/Not%C3%ADcias%20Abrapa.aspx?notic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 292

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço