Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

MPT Interdita Confecção de Boliviano por Suspeita de Trabalho Escravo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas solicitou o fechamento de uma fábrica interditada de confecção em Nova Odessa, 125 Km de SP, e ouviu nesta quinta-feira (13) o dono da empresa, que mostrou documentos e reconheceu as irregularidades. Os promotores investigam a prática de trabalho escravo, suspeitam que grandes marcas encomendavam roupas e pagavam um valor abaixo do mercado.

O dono da confecção, um boliviano que mora no Brasil há 20 anos afirmou que trabalhava em uma oficina de costura e que montou o a confecção em fevereiro deste ano. "Eu estou tentando me enquadrar e nas exigências da lei", disse Policarto Mamani.

Os promotores pediram o fechamento do local até que seja regularizada a situação dos funcionários e que o prédio esteja em condições adequadas de trabalho.

O procurador responsável pelo caso que investiga irregularidades na contratação de funcionários vai analisar os documentos apresentados e responsabilizar as grandes marcas que são suspeitas de fazer as encomendas.

Na terça-feira, os promotores visitaram a confecção e encontraram sete trabalhadores, que também são bolivianos sem registro e alguns deles sem visto para permanecer no Brasil. Nas salas onde ficam as máquinas de costura, foi constatado risco de incêndio por causa de ligações elétricas improvisadas. No alojamento, além da falta de limpeza, pouca ventilação e uma cama separavam o espaço com a produção. Três crianças foram encontradas vivendo no local.

Fonte:|http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1180547

Exibições: 247

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço