Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

MPT notifica as 235 empresas de Ibitinga para audiência pública

Ibitinga - O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizará hoje audiência pública com 235 empresas do setor de bordados e tecelagem de Ibitinga (90 quilômetros de Bauru), com o objetivo de discutir sobre as relações de trabalho na indústria têxtil daquela cidade.

Além dos procuradores lotados em Araraquara, o evento contará com a presença de representantes da Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público Federal, sindicato dos trabalhadores da categoria e sindicato patronal.

As empresas que atuam no ramo em Borborema, Itápolis e Tabatinga também foram notificadas a comparecer. Aquelas que não responderem à notificação estarão sujeitas a autuação.

De acordo com a assessoria de imprensa do MPT, Ibitinga é considerada a capital nacional do bordado, carro-chefe da economia municipal. Sua indústria é quase toda voltada para esse tipo de atividade. A exportação dos produtos e o turismo comercial representam as principais fontes de renda da cidade.

Contudo, o sucesso desta atividade econômica também resultou em uma série de problemas no âmbito trabalhista, segundo os procuradores. Ergonomia, proteção de máquinas, terceirização, pagamento salarial, riscos de acidentes e registro em carteira de trabalho são algumas das temáticas que serão discutidas na audiência.

“O setor têxtil de Ibitinga possui uma forte carência de mão de obra. Isso acarreta alguns problemas relacionados, por exemplo, ao registro dos empregados. Em alguns casos, há a concordância do empregador em manter o empregado sem registro em carteira para que ele receba, concomitantemente, seguro desemprego e salário. Na audiência, vamos alertar as empresas sobre a ilegalidade desta e de outras práticas”, afirma o procurador Rafael de Araújo Gomes.

A audiência será realizada às 9h, na sede do Clube dos Bancários de Ibitinga (CDI), situado na avenida Dom Pedro II, s/n, Vila dos Bancários. A entrada é franca.

FONTE: http://www.jcnet.com.br/detalhe_regional.php?codigo=208083

 

Exibições: 67

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço