Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

MT Encerra Safra 2011/12 de Algodão Com Queda na Área Plantada

Plantação de algodão em Mato Grosso (Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT)
Plantio finalizou em área menor em Mato Grosso O plantio da safra 2011/12 de algodão em Mato Grosso chegou ao fim e ocupou uma área 0,3% menor quando comparada a 2010/11. Este ano, cotonicultores destinaram em torno de 721,3 mil hectares à cultura, número previsto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o setor, a semeadura ocorreu dentro da chamada 'janela ideal', uma realidade diferente do que ocorreu no último ano.

Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Carlos Augustin, o desafio será manter a produtividade e a qualidade da pluma. "Ano passado tivemos problemas de qualidade em função do plantio fora do prazo. Este ano já percebemos que não aconteceu e o desafio é manter os níveis de qualidade dos anos passados", explicou o dirigente.

Em 2010/11 o cenário favorável à cultura levou uma parcela considerável de produtores a plantarem em uma área maior. Mas os trabalhos estenderam-se além do mês de fevereiro, quando aumentam os riscos para as lavouras de algodão. "Os agricultores projetaram além da capacidade de máquina uma ampliação de 60% de área", considerou o presidente da Ampa.

Embora tenha destinado ao algodão uma área inferior frente à última safra, o produtor mato-grossense - atualmente o maior responsável pela produção da fibra no país - pode encerrar o ciclo 2011/12 com um incremento de 4,2% de produção. De acordo com a Conab, o estado deve ser responsável pela produção de 2,6 milhões de toneladas de algodão em caroço. Uma safra antes, o estado somou 2,5 milhões de toneladas.

Carlos Augustin, que é produtor na região de Rondonópolis, a 220 quilômetros de Cuiabá, reservou 8 mil hectares à cultura neste ano. Em dezembro, o clima fez com que o produtor atrasasse o trabalho nas lavouras. A saída foi optar pelo algodão adensado - que tem um menor espaçamento entre as linhas de plantio - para concluir a semeadura da safra.

"Em dezembro choveu demais e atrasou um pouco o plantio. Tanto que tive que plantar adensando porque já estava tarde. Neste caso, o adensado não foi uma opção, mas sim uma necessidade", acrescentou.

O plantio do algodão convencional ocorre em dezembro. Em janeiro ganha 'ares' de safrinha. Já na última etapa do mês até o início de fevereiro o solo recebe o algodão adensado, cujo espaçamento entre as fileiras é menor - chega a 45 centímetros enquanto nas duas outras etapas convencionais varia de 76 centímetros a 90 centímetros.

Área

Em 1996, o estado de Mato Grosso ultrapassou a Bahia e tornou-se o estado com a maior área voltada ao algodão. A colocação no ranking deve se manter pelos próximos anos, conforme estima o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Juntos, os dois estados representam 81% da produção de algodão no Brasil, sendo 1.138,8 mil hectares, conforme o instituto. No Brasil, a área plantada de algodão no Brasil, em relação à safra anterior, deve se manter a mesma em 2012, com 1,4 milhão de hectares.

Fonte:|http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/02/mt-encerra-safra-20...

Exibições: 80

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço