Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mulheres de Fortaleza de Minas se capacitam em curso de costura industrial

Apoiado pela Votorantim Metais, curso visa atender à necessidade de profissionais de confecção em Passos e região. / Foto: DivulgaçãoClic Folha

Apoiado pela Votorantim Metais, curso visa atender à necessidade de profissionais de confecção em Passos e região. / Foto: Divulgação

Atentas ao mercado de confecções da região Sudoeste de Minas Gerais, vinte e duas mulheres de Fortaleza de Minas concluíram, no início de junho, o curso de Costureiro em Vestuário Industrial. Realizado pela Unidade Fortaleza de Minas da Votorantim Metais, em parceria com o Senai e a Prefeitura da cidade, as aulas foram ministradas em Passos e tiveram duração de três meses.

O curso contou com os seguintes módulos: higiene, saúde e segurança; meio ambiente; manutenção preventiva e ajuste de máquinas de costura; e tecnologia do vestuário. A realização do projeto foi solicitada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio pela Votorantim Metais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de Fortaleza de Minas, bem como criar novas oportunidades de capacitação aos cidadãos da localidade. O Projeto conta com o financiamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federal.

O curso atende às necessidades do polo industrial de confecções do sudoeste de Minas Gerais. Passos conta, atualmente, com cerca de 100 empresas de vestuário e aproximadamente 2.700 profissionais registrados de costura industrial. De acordo com o gerente da Associação Passense das Indústrias de Confecção (APICON), Ricardo Andrade, a atualização desse profissional precisa ser constante, devido ao alto avanço tecnológico dos maquinários de confecção. “A demanda para profissionais da área de costura é grande. Empresas de outras cidades, por exemplo, nos procuram para indicarmos e reunirmos grupos de trabalhadores para implantarem unidades na região”, ressalta. Depois de formadas, as alunas serão capazes de montar e costurar todos os tipos de peças, para homens e mulheres, desde vestuário infantil até adulto.

Nascida em Fortaleza de Minas, Lucineide Neto viu no curso uma oportunidade de se profissionalizar. Marinheira de primeira viagem na costura, ela já foi bancária e hoje, desempregada, vislumbra ter seu próprio negócio de vestuário em um futuro próximo. “Aprendi muito. Com o curso, terei mais possibilidades de arrumar um emprego e, quem sabe, montar minha própria confecção”, conta.

Mãe de dois filhos, Lucineide pensa em investir em outras capacitações relacionadas à costura industrial para ampliar sua qualificação. “Quero começar confeccionando uniformes, por ser mais fácil. Depois de muito treino, conseguirei produzir várias peças”, conclui.

http://www.clicfolha.com.br/noticia/35777/mulheres-de-fortaleza-de-...

Exibições: 175

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço