Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Esta semana o mundo todo celebrou o Dia Internacional da Mulher. A data, escolhida em alusão a um momento triste da história feminina, é um convite a lembrarmos da nossa força, embora ainda tenhamos muito mais ainda a conquistar do que comemorar. A moda também é movida por mulheres fortes, que ao seu modo e em suas devidas épocas, fizeram história e revolucionaram a área. Com isto em mente, a coluna especial de hoje relembra apenas alguns destes ícones femininos ao longo do tempo. Vem ver!

1 – Coco Chanel – Não há como falar de moda e não lembrar de Coco Chanel! Afinal, a criadora não só mudou os padrões de vestimenta em seu tempo, criando uma forma totalmente distinta de se expressar com suas roupas, como também empoderou mulheres introduzindo peças tidas como de “uso masculino” na alta moda feminina. Entre outras de suas conquistas memoráveis estão o icônico perfume Chanel Nº 5 e o corte de cabelo Chanel, que leva este nome em homenagem à estilista!

2 – Mary Quant – Outra mulher cheia de visão e à frente de seu tempo, Mary Quant foi a responsável, ainda em 1960, pela criação da minissaia! Foi ela também que apresentou ao mundo o modelo conhecido até hoje como “hot pants”! Natural do Reino Unido, a estilista enfrentou muitos preconceitos, mas em 1966 chegou a ser condecorada pela Rainha Elizabeth II como Oficial da Ordem do Império Britânico, tornando-se para sempre um símbolo de vanguarda dos anos 1960 e 1970.

3 – Zelda Wynn Wlades – Sobre força e resistência, Zelda foi uma das primeiras estilistas negras na década de 1940 a surgirem no mercado, principalmente com a moda afro-americana. Durante as décadas, Zelda vestiu nomes famosos como Marlene Dietrich. Suas criações únicas chamaram atenção de Hugh Henfner, que a convidou para vestir as coelhinhas da Playboy.

4 – Zuzu Angel – A estilista mineira tornou-se um ícone da moda com apelo político durante a ditadura militar no Brasil. Suas criações enalteciam a identidade brasileira, com elementos como pássaros, flores e frutos estampados, além de materiais como rendas e bordados. Após ter seu filho torturado e morto, Zuzu realizou em 1971 um desfile-protesto em Nova York chamando atenção à violência e ao autoritarismo em vigor no Brasil, com roupas que continham padronagens de tanques de guerra, meninos aprisionados e anjos amordaçados.

5 – Elsa Schiaparelli – Conhecida como oposta a Chanel, Elsa sempre gostou de se inspirar na arte para a criação das suas peças. Inovação e pioneirismo definiam o estilo de Elsa. A década de 30 para a Schiaparelli foi um grande marco. Enquanto suas concorrentes como Chanel apresentavam clássicos, ela explorava um estilo novo e irreverente, até mesmo ousado para as mulheres, inclusive com “collabs” incríveis com Salvador Dalí, entre outros! A marca até hoje permanece com a mesma essência, produzindo mais que peças de roupas, e sim obras de arte.

6 – Vivienne Westwood – A estilista britânica é tida como a precursora do estilo punk e do ativismo climático no mundo da moda. A sustentabilidade tornou-se um dos maiores valores da marca que leva seu próprio nome, assim como o apoio a causas sociais e críticas políticas demonstradas através de suas roupas.

7 – Íris Apfel –Do alto de seus 102 anos, Iris Apfel é um ícone da moda e extravagância nos Estados Unidos. Com 102 milhões de seguidores, Ela é uma das grandes responsáveis por encorajar mulheres mais velhas a usarem e abusarem da moda, vestindo o que bem entenderem e quiserem, independente da idade. O máximo!

A lista de mulheres inesquecíveis e de incrível importância no mundo da moda é extensa e segue crescendo! Mulheres à frente de seu tempo, que merecem, assim como todas as mulheres em suas respectivas áreas, todo nosso respeito e admiração. Que o Dia da Mulher seja lembrado em luta e revolução todos os dias!

Exibições: 30

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço