Profunda tristeza e grande emoção são as principais emoções expressas pelo mundo da moda pelo falecimento do Papa Francisco, falecido às 7h35 do dia 21 de abril.
Nas esferas criativa e cultural, vozes proeminentes da moda e de outros setores prestaram homenagem ao legado duradouro do pontífice. Conhecido pela sua compaixão, humildade e dedicação à paz e ao planeta, o Papa Francisco deixou uma marca em indivíduos de todas as esferas da vida, incluindo líderes do mundo da moda.
“Descanse em paz, Sua Santidade o Papa Francisco”, escreveu Donatella Versace, publicando uma fotografia do pontífice. “Obrigado, Papa Francisco, pelo seu exemplo, coragem e compromisso com o nosso planeta”, escreveu Renzo Rosso, proprietário do grupo Only The Brave - proprietário de marcas como Diesel, Marni, and Maison Margiela -, que há alguns anos teve a honra de conhecer o pontífice numa audiência privada na qual ofereceu a Bergoglio um par de jeans brancos.
Federico Marchetti, o empreendedor que fundou a Yoox, escreveu: "Requiescat in pace, Franciscus", publicando uma fotografia do seu encontro com o pontífice e publicando o último discurso do Papa na íntegra. Já a editora de moda e influenciadora Anna Dello Russo escreveu, também no seu Instagram: "Adeus Francisco. Foi o Papa dos últimos, dos pobres, dos marginalizados e dos perseguidos."
Também o monarca do Reino Unido, o rei Charles III (que em 2020 fundou a Fashion Task Force da Sustainable Markets Initiative, quando era príncipe de Gales, presidida por Federico Marchetti) prestou homenagem ao Papa Francisco, recordando a sua “compaixão” e empenho ecuménico, numa mensagem divulgada a partir do Palácio de Buckingham também em nome da rainha Camilla. “Sua Santidade”, escreveu o rei, “será recordado pela sua compaixão, pela sua preocupação com a unidade da Igreja e pelo seu incansável compromisso com as causas comuns das pessoas de todas as religiões e daqueles que trabalham de boa vontade em benefício do próximo. A sua convicção de que cuidar da Criação é uma expressão fundamental da fé em Deus teve repercussões em muitas pessoas em todo o mundo."
A subsecretária italiana da Cultura, Lucia Borgonzoni, também refletiu sobre a ligação do Papa Francisco à arte e à cultura: “Entre as muitas mensagens de profunda espiritualidade que deixou para a história – como os poderosos e tocantes apelos à paz, tão frágeis nos nossos tempos atormentados por conflitos e abusos – permanecerão inesquecíveis para mim as palavras cheias de amor que reservou para a arte nas suas múltiplas expressões, reconhecendo o seu papel fundamental na vida de cada um de nós e para os protagonistas da cultura. ”
De acordo com o atestado médico oficial, o Papa Francisco morreu vítima de um acidente vascular cerebral, coma e colapso cardiocirculatório irreversível. Nascido Jorge Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, tinha 88 anos. Tornou-se o 266.º pontífice da Igreja Católica após a sua eleição, em 13 de março de 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI.
A sua saúde começou a deteriorar-se em março devido a uma pneumonia bilateral, resultando num internamento de 38 dias na Policlínica Gemelli de Roma, que terminou no domingo, 23 de março. Retomou gradualmente as suas funções e fez a sua última aparição pública no Domingo de Páscoa, quando visitou a Praça de São Pedro a bordo do Papamóvel. Aí, proferiu a tradicional bênção "urbi et orbi" — uma mensagem solene dirigida "à cidade [de Roma] e ao mundo" — e cumprimentou brevemente o vice-presidente dos Estados Unidos, Vance.
Com Ansa
https://br.fashionnetwork.com/news/Mundo-da-moda-homenageia-papa-fr...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por