Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Qual será a grande tendência da próxima estação. Precisamos esperar?

Toda semana de moda é sempre a mesma coisa, jornalistas, fotógrafos, blogueiras e profissionais de moda, despencam para os locais de desfiles para captar qual será a grande tendência da próxima estação. Mas há alguns anos, as semanas de moda já apresentavam desgaste no formato atual, que vai além da falta de criatividade das coleções, aliado ao festival de cópias apresentadas nas passarelas (onde deveríamos ver criações) à invasão (?) de não profissionais no clube fashionista.

E antes que você questione a minha não cobertura de quais serão as próximas tendências de moda, vamos colocar alguns pingos nos is:

Você sabe o que é moda?

Trouxe aqui três referências sobre moda para termos uma visão mais ampla e clara do que estamos falando.

Para Gilles Lipovetsky moda é “um dispositivo social caracterizado por uma temporalidade particularmente breve, efêmera”. Já para Mairi Mackenzie, a moda “constitui num espelho da sociedade, seja no aspecto cultural, social, econômico ou político”. Por fim, a blogueira Cris Guerra define que a moda é “movida de permissão”, nos acostumamos a sempre ter alguém a ditar o que podemos ou não usar.

Para mim: Moda é comportamento de massa. Nada vira moda, sem que muitas pessoas estejam nas ruas usando algo. Ela é breve como afirma Lipovetsky, reflete o comportamento da sociedade. Uma sociedade formada de grupos sociais muito distintos que por fim, utilizam a moda como passe de entrada para um determinado grupo.

Semanas de moda existiam para apresentar quais seriam os itens mais desejados da próxima estação. Hoje, são eventos fúteis sem conteúdo, cobertura whatever* da mídia que tenta tirar leite de pedra e dizer quais foram as tendências apresentadas na maratona fashion.

Tendências: Seguir ou não seguir? 

Apesar de ter nomes muito bons no SPFW, como os incríveis Ronaldo Fraga e Lino Villaventura, uma semana de moda pode até dizer qual será o nova tendência, mas obedece quem quer. 

Tendências não devem ditar o que você é ou o seu estilo. Tendências são referências que você pode adaptar ao seu estilo ou deixá-las passar. Imagine se você se rendesse a toda bizarrice que a moda inventa? Uma coisa é experimentar, outra é se render a qualquer coisa que aparece.  

#lookdodia: a verdadeira passarela

Ele mesmo. O famoso look do dia é a verdadeira passarela atual. Eu, você, todas nós somos referências para alguém a partir do momento que postamos uma foto em nossas mídias sociais. Quem acompanhou o #looksnovembro deve ver que mesmo tendo um item para fotografar, cada pessoa tem um estilo de usar, o que deixa as fotos cada dia mais interessantes.

Quando sai a próxima tendência? 

Pode ser hoje, amanhã. Na TV, em um blog, numa revista, no guarda-roupa da sua amiga, no metrô… A gente não precisa mais esperar semana de moda para ter novas ideias para se vestir.

Então o que esperar dessa Semana de moda?

http://planofeminino.com.br/nao-cobertura-spfw-o-que-e-moda/

por: Ana Paula Passarelli

Exibições: 41

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço