Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Saímos do cenário apocalíptico do amarelamento para o “doce mundo” do amaciado

Aham, até parece. Cuidado que o golpe está aí e cai quem quer!!!

Quem aí já ouviu “Mas é SÓ um amaciado”?

Temos C-E-R-T-E-Z-A que todos que trabalham com jeans já ouviram essa frase!

Definitivamente, o processo amaciado não é tão simples quanto pensam e falam por aí.


VAMOS DESMISTIFICÁ-LO:

visual amaciado é por vezes escolhido, não pelo visual final que ele entrega, mas (por vezes) pelo custo que muitos julgam ser “o mais barato” dentro de uma lavanderia. (Obs: vocês deveriam ver as nossas expressões enquanto escrevemos essa frase).

Sim, ele é um processo mais rápido em comparação aos demais que conhecemos. Porém, não é por isso que ele seja tão inofensivo assim. Por conta da disseminação errônea do “é só um amaciado”, é que está cada vez mais difícil ver um jeans BEM amaciado ou bonito sendo só amaciado… infelizmente, está cada vez mais comum ver um jeans mal amaciado e com inúmeros problemas nessas peças no pós-venda.

Cuidados essenciais como o pH e temperatura dos processos/etapas, a qualidade da água e dos químicos, os enxágues necessários, relações de banho e porcentagem de químicos ambos devidamente calculados, são mais do que importantes para um amaciado de qualidade.

Isso sem falar da máxima “secador não é centrífuga” e de um movimento que vamos lançar aqui e agora: menos silicone e menos essência, por favor!

Mas Ju e Geisa, por que essa atenção sempre ao uso de silicone (ou amaciante a base de silicone) e essência ambos aplicados no final do processo, já dentro da secadora?

Respondendo:

Primeiro, o uso da secadora para isso já é um verdadeiro problema (mas não vamos falar disso aqui nessa matéria). Segundo, é que a peça não termina quando ela sai da secadora, ela “finaliza” depois que é passada! E está aí um processo perigoso para uma peça que está SATURADA de silicone e de essência. Vocês prestaram atenção à palavra SATURADA?

Não queremos dizer que eles são problemáticos. Apenas queremos ressaltar que, o uso de ambos, medido em canecadas e/ou usados em excesso, é problemático. Engana-se quem pensa que o que passa o jeans é temperatura… O que passa o jeans é vapor!!!!! Não coloquem temperatura sobre uma peça jeans! Nunca, never, jamais, em hipótese alguma, nananinanão! Fomos claras?!

O uso inadequado de temperatura possibilita enormes riscos como: o comprometimento das fibras de algodão, das propriedades elastométricas (se houver elastano), da manutenção da performance do poliéster e, se houver outras fibras diferentes na composição, aí que os riscos aumentam.

Lembrando que, não é somente a composição do tecido que devemos considerar. Deve-se atentar também à construção e ao peso. Por exemplo: Um denim tipo camisaria, leve, entre 4 e 6 OZ, com construção 2×1, NUNCA deve ser finalizado com silicone (principalmente micro e nano emulsão), pois ele irá interferir na integridade e resistência da peça. Afinal, a durabilidade do tecido fica comprometida, as resistências das costuras ficam comprometidas e problemas como amarelamento, aparecem.

Um processo amaciado deve ser feito quando há um cenário favorável para esse processo. Sendo eles:

– identidade visual com o perfil do público-alvo

– cores de linhas devidamente pensadas para o visual

– preços e prazos adequados ao desenvolvimento da produção (lembrando que “não é só um amaciado”)

– composição do artigo que fiquem “confortáveis” ao uso (principalmente do avesso)

– baixa resistência do tecido em relação a outros processos

Entre outras considerações.

O denim com construção tipo cetim é um bom exemplo de tecido que fica muito bonito se só amaciado. Isso é, se bem feito e se for um bom tecido.

Além disso, o amaciado permite várias interferências e processos combinados, como o uso do ozônio, laser, lixado manual, used, puídos, diferentes tipos de resinas e por aí vai… Basta ter conhecimento, criatividade e capricho!

Acho que agora deu para entender que não é só um amaciado, não é mesmo?

Ufa! Estamos aliviadas em falar brevemente sobre esse tema.

Se quiserem desenvolver mais esse tema, aproveitem e já mandem seus comentários e sugestões aqui ou em nossas redes sociais.

Até a próxima leitura!

Um super beijo nosso,

Fonte: Ju Medina e Geisa Camalionte | Foto: Divulgação

https://guiajeanswear.com.br/noticias/nao-e-so-um-amaciado-by-ju-me...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 22

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço