Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Na contramão da Black Friday, marcas pregam consumo sustentável

Na contramão da Black Friday, marcas pregam consumo sustentável

Conheça ações de reciclagem e economia circular de marcas americanas e europeias que vêm atraindo a simpatia do consumidor na época de promoções.

Questionar o consumo excessivo e seu impacto para o meio ambiente é uma bandeira levantada por algumas marcas, especialmente de moda e beleza, durante o período de promoções da Black Friday.

“Os consumidores podem ver quem não adere à Black Friday como uma marca que preza pelo consumo consciente, o que pode ser interessante para o seu público”, diz Isabel Julianelli, diretora executiva de Atendimento da agência digital R/GA, que vem acompanhando o movimento.

Cerca de 90% dos brasileiros preferem consumir de marcas que tenham produtos sustentáveis, apontou uma pesquisa da agência norte-americana Union + Webster no fim do ano passado.

Julianelli ressalta um exemplo marcante ocorreu na Black Friday de 2011, quando a Patagônia, varejista americana de moda para atividades ao ar, publicou um anúncio de página inteira no jornal “The New York Times” dizendo “Não compre esta jaqueta”. “A marca estimula que seus funcionários tirem folga nesta data”, comenta a executiva.

Outra empresa que segue a mesma linha é a Rei, marca americana de equipamentos e vestuário para esportes e camping ao ar livre. Desde 2015, a empresa mantém suas lojas fechadas durante a Black Friday.

Neste mês, a marca de cosméticos naturais austríaca Ringana promove a “Green Friday” para estimular a reciclagem de embalagens de seus produtos, que são reutilizáveis. Já a sueca Ikea, rede de produtos para casa e decoração, vai repetir sua campanha de compra de móveis usados dos consumidores dando até 50% do valor da venda como reembolso aos clientes.

No Brasil, segundo Julianelli, o movimento ainda restrito a micro e pequenos empreendedores tende a influenciar grandes marcas.

No início do mês, a rede espanhola de lojas de vestuário Zara, começou a oferecer reparos e a receber doações de itens indesejados, no Reino Unido, para reduzir a pegada de carbono da indústria de moda.

Por Daniela Braun

Fonte: Valor Econômico

https://sbvc.com.br/na-contramao-da-black-friday-marcas-pregam-cons...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 37

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço