Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Na Inglaterra, Corte e Costura em Casa vira Mania Nacional

Uma das tendências mais "quentes" da temporada não é o comprimento das saias, um novo formato de bolsa ou salto alto: trata-se de um hobby. Depois de tricotar e cozinhar, aí vem.,, costurar.

Um novo programa da BBC no horário nobre das TVs é dedicado ao fenômeno - "O Grande Concurso Britânico de Costura" -, que foi ao ar pela primeira vez na semana passada, em que amadores entusiastas entram em disputa numa competição julgada por Patrick Grant, um alfaiate de Savile Row, e Martin May, professor de costura.

Em Londres, o Museu de Moda e Têxteis diz que suas aulas de costura encontraram uma demanda sem precedentes. No lado oposto do mundo, a exibição "Costurado em Casa", inaugurada no Museu de Moda de Nova Zelândia, em Auckland, em setembro, mostra de tudo, de máquinas a tecidos e técnicas usadas pelas mulheres para criar suas próprias roupas.

"Há uma crescente demanda por roupas criadas individualmente, e os jovens estão cada vez mais interessados produzí-las", diz Celia Joicey, diretora do Museu de Moda e Têxteis. "Isso pode ser resultado, em parte, de empresas de vanguarda, como a casa Alexander McQueen, produtoras de roupas prontas-para-vestir com corte e qualidade excepcionais."

Iniciativas de formação e treinamento são o foco do Museu de Moda e Têxteis desde seu início - o museu celebra seu 10º aniversário neste ano -, mas agora oferece mais de dez cursos técnicos práticos: de aulas introdutórias para interessados em tirar o máximo proveito de suas máquinas de costura, até cursos para confecção de acolchoados, apliques em tecidos e corte de moldes.

"A costura sem dúvida voltou à cena, em parte devido à desaceleração da economia", diz Wendy Gardiner, autora de 15 livros sobre costura e cofundadora do site ISEW. E, embora ela observe que à primeira vista isso possa ser atribuído ao desejo de economizar, na realidade, "com a moda barata atual, você não consegue fazer roupas gastando menos do que comprando em lojas".

Doris de Pont, curadora da exposição em Auckland, acredita que a "fast fashion" na realidade ajudou a estimular o renascimento de costura. "Ela deu origem a um anseio por algo incomum e autêntico", diz. "Costura doméstica, 'upcycling' (reciclar renovando) e técnicas artesanais são maneiras de conseguir isso."

Sharon Graubard, diretor da Stylesight, empresa de previsão de tendências de moda, concorda: " 'Artesanato', 'artesão' e 'couture' são palavras da hora. Se os consumidores não percebem algum tipo de narrativa artesanal envolvendo um produto, eles não sentirão nenhuma atração emocional".

E costurar sua própria roupa - ou, pelo menos, personalizar roupas compradas em lojas - é uma maneira de criar algo único. "Estamos notando uma tendência crescente para o artesanal, especialmente entre os jovens", diz Pont. "A mostra 'Costurado em Casa' teve curadoria focada em resposta a isso, buscando proporcionar contexto histórico e inspiração a pessoas interessadas em abraçar a costura."

No novo programa da BBC predominam as imagens de concorrentes debruçados sobre máquinas de costura. Isso deve ser mesmo uma tendência.

Exibições: 610

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço