No dia 13 de setembro, a comunidade de Ingá, Paraíba, foi palco de um evento que uniu moda, sustentabilidade e celebração comunitária. Durante o "Dia da Colheita" a Natural Cotton Color apresentou um desfile que envolveu a comunidade local para mostrar o potencial do algodão cultivado na região com valor agregado do design. Os looks apresentados no Dia da Colheita serviram como um tributo ao potencial inovador e inclusivo da moda orgânica e local.
Entre os modelos, a maioria era de moradores de Ingá, filhos e filhas de agricultores ou membros da comunidade quilombola.
O desfile teve um toque especial: os modelos que desfilaram as peças da Natural Cotton Color , na maioria, eram moradores locais, filhos de agricultores e membros da comunidade quilombola de Ingá. Entre eles também havia modelos sêniors locais e vindos de João Pessoa, com idades de 40 a 70 anos, reforçando a diversidade e autenticidade da apresentação. Ver os agricultores na "primeira fila" e suas famílias desfilando demonstra que o trabalho coletivo na plantação de algodão trouxe um novo significado à expressão “do campo para a passarela”.
Modelos seniores também marcaram presença na passarela da moda sustentável com algodão colorido orgânico de Ingá, na Paraíba
A coleção destaque foi a Calunga, uma linha de peças lançada recentemente em Milão, no dia 20 de setembro. Essa coleção, inspirada no Maracatu, manifestação cultural afrobrasileira do Carnaval da Paraíba e do Pernambuco, combina o design contemporâneo com o uso de algodão orgânico, ressaltando a beleza das cores naturais e as texturas únicas desse material sustentável. No desfile, haviam peças com tecidos da Indústria Cataguases, Dalila Têxtil, da Unitêxtil e mantas da Santa Luzia Redes e Decoração e da Terra do Sol usadas como xales para o corpo. Também peças da marca D'Cotton e Dona Chica. Todas associadas da Associação da Moda Sustentável (Abrimos), a qual Francisca Vieira, CEO da Natural Cotton Color é atual presidente.
O evento também teve um significado maior: marcar o início da última fase para a obtenção do certificado Global Organic Textile Standard (GOTS). Essa certificação internacional é um reconhecimento do compromisso ambiental e social que norteia a produção do algodão em Ingá. Com isso, o algodão paraibano está prestes a se firmar no mercado global como uma matéria-prima premium, capaz de alavancar a economia local e colocar o Brasil no mapa mundial da moda sustentável.
O Dia da Colheita celebra a cadeia produtiva do algodão orgânico da Paraíba. Desde a semente, representada pela superintendente da Embrapa Nair Arriel, passando pela política pública, representada pelo prefeito de Ingá Robério Burity, também pelo cultivo e o beneficiamento, representado pelo sr. Biu, presidente da cooperativa Itacoop. A etapa da fiação e tecelagem com André Klein e Marco Aurélio e o valor agregado pelo design construído pela pela confecção representada por Francisca Vieira, presidente da Associação da Indústria da Moda Sustentável (Abrimos) e CEO da marca Natural Cotton Color. Tudo isso é apresentado ao público nos eventos de moda, representado por Rafael Morais, diretor da semana de moda sustentável Brasil Eco Fashion Week.
Mais do que um simples desfile, o evento foi uma celebração da cultura local, promovendo a integração da moda com a história da comunidade e resgatando o legado do algodão paraibano, que no passado já foi conhecido como o "Ouro Branco" da região. A Natural Cotton Color demonstrou que a moda sustentável não é apenas uma tendência, mas um movimento de valorização do meio ambiente, das pessoas e da cultura.
Com iniciativas como essa, a marca reafirma seu compromisso em construir uma cadeia de moda ética, onde a beleza das peças reflete o respeito ao trabalho manual e a preservação dos recursos naturais. O "Dia da Colheita" foi um momento para celebrar, refletir e planejar um futuro em que a moda e a sustentabilidade caminham lado a lado.
https://outlook.live.com/mail/0/inbox/id/AQMkADAwATY3ZmYAZS1jMTc4LW...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI/
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por