Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Natural Cotton Color vai participar da Maison D’Exceptions, em Paris

Natural Cotton Color, marca de moda sustentável de Francisca Vieira (uma das empresas do grupo Natural Cotton Color) foi selecionada para oferecer produtos artesanais com inovação na MAISON D'EXCEPTIONS, na França. O salão faz parte da Premiére Vision Paris e foi criado com o objetivo de apresentar habilidades e competências de artesãos e designers para a indústria da moda.

Francisca revela que é a primeira vez que uma empresa brasileira participa do MAISON D'EXCEPTIONS e que o processo seletivo foi bem difícil. O convite para a seleção aconteceu em setembro deste ano, durante a apresentação de estampas na comitiva Parahyba (também do grupo Natural Cotton Color), na Premiére Vision Paris.

 Natural Cotton Color at MAISON D’EXCEPTIONS

Na ocasião, Francisca levou, estrategicamente, três amostras de peças feitas à mão e com isso garantiu a visita de um representante da direção no estande . “Eles nos disseram para apresentar nosso artesanato de forma inovadora. Não sabíamos que tipo de inovação queriam, então, junto com o estilista Romero Sousa (também do Grupo Natural Cotton Color), introduzimos novos desenhos e novos materiais. Deu certo”, declara.

Entre as peças artesanais enviadas estão amostras de Macramê e Festonêrenda Renascença e Rede de Pesca e também a técnica do Capitonê e tingimentos naturais em tecidos orgânicos. “As técnicas são as tradicionais, mas tudo foi feito com uma ‘pegada’ contemporânea, com releitura e inovação no design e também no uso dos materiais”, revela a empresária.

A seleção do MAISON D'EXCEPTIONS é rigorosa, feita por curadoria. E a entrada no evento é permitida apenas para convidados de grandes marcas como Chanel, Dior, entre outras.

O MAISON D'EXCEPTIONS é um espaço para apresentar atividades que demonstram a habilidade e a competências do fazer artesanal e produtos inovadores para vários atores internacionais na indústria da moda. São artesãos, produtores e designers mostrando a produção para estilistas e empresários de grandes marcas. Há também oficinas que são divididas em três temas: Técnicas Vernaculares (próprio de um país, nação, região), Técnicas Ancestrais e Técnicas Contemporâneas.

Por isso, o objetivo da marca Natural Cotton Color é levar artesãos da Paraíba para o MAISON D'EXCEPCIONS na França. Francisca ainda não sabe quantos destes artesãos farão parte da comitiva porque a curadoria ainda não informou quais as amostras foram eleitas para a exibição. “Espero conseguir levar pelo menos um artesão para cada tipologia, mas para isso preciso de apoio local. Há uma certa dificuldade em conseguir recursos, principalmente porque não sou nenhuma estrela do mundo da Moda e sou local. Na Paraíba, ainda se valoriza mais o que vem de fora”, provoca a empresária.

A cada ano, a Premiére Vision Paris comemora e homenageia a excelência do artesanato e da criatividade através do Maison d'Exceptions.

O objetivo do MAISON D'EXCEPTIÓNS é estimular a criatividade, oferecendo aos estilistas e designers -- que estão à procura de produtos originais e conhecimentos específicos -- a oportunidade de conhecer artesãos e ateliers focados em técnicas artesanais tradicionais ou com inovações tecnológicas. Para o organizador trata-se de "uma janela para um mundo de conhecimentos raros. São ateliês e artesãos especializados selecionados com base em coleções. Em 2015, o espaço também começou a mostrar trabalhos e técnicas em couro e peles".

Francisca declarou que está feliz com mais este passo na expansão da Natural Cotton Color, no entanto, mantém os pés no chão. "É melhor deixar acontecer, não vamos criar muitas expectativas. O que importa é a receptividade. Fomos selecionados e isso já é um grande resultado", conclui Francisca.

nccecobrands | Novembro 17, 2015 às 4:04 am | Categorias: Contexto | URL: http://wp.me/p6qTYR-lT

Exibições: 134

Responder esta

Respostas a este tópico

bom dia romildo, voces como sempre noticiando na frente, aqui nem saiu ainda, somente no nosso blog, voces sairam antes da imprensa local, parabens, como eu disse la fora capacidade talento e produto é o que vale, aqui no brasil, nada disto conta voce so precisa ter uma conta bem polpuda que voce ganha premio, concurso, vira referencia, o diabo a quatro, por isto investimos basicamente no mercado la fora

Obrigado , rsssssssssssss.

francisca gomes vieira disse:

bom dia romildo, voces como sempre noticiando na frente, aqui nem saiu ainda, somente no nosso blog, voces sairam antes da imprensa local, parabens, como eu disse la fora capacidade talento e produto é o que vale, aqui no brasil, nada disto conta voce so precisa ter uma conta bem polpuda que voce ganha premio, concurso, vira referencia, o diabo a quatro, por isto investimos basicamente no mercado la fora

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço