Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Índia deve elevar importação de algodão, dizem executivos

​A Índia deve importar 2 milhões de fardos de algodão neste ano comercial, o maior volume da década. O aumento das compras é consequência da escassez de oferta interna, já que as empresas estatais estão segurando estoques após comprarem grandes volumes da fibra de agricultores locais, disseram executivos da indústria nesta terça-feira. A Índia, segundo maior produtor de algodão do mundo, importou cerca de 1,2 milhão de fardos no ciclo passado.

As estatais Corporação de Algodão da Índia e Federação de Comercialização das Cooperativas Agrícolas Nacionais compraram, ao todo, cerca de 3 milhões de fardos de produtores indianos desde 1º de outubro, início do ano comercial, até o momento. A medida visa a ajudar cotonicultores, depois que os preços locais caíram abaixo do custo de produção.

Na Índia, as estatais costumam comprar a produção local para sustentar os preços ao produtor. Entretanto, executivos da indústria disseram que as duas empresas deveriam liberar os estoques agora, já que os preços avançaram entre 15% e 20% no mês passado.

O secretário-geral da Confederação das Indústrias Têxteis da Índia, D.K. Nair, ressaltou que as empresas estão passando por uma fase ruim. Com a demanda doméstica e por exportações fracas, as indústrias não conseguem repassar o aumento dos custos de matérias-primas. As empresas locais também foram afetadas pelo aumento dos custos com mão de obra e dificuldades de abastecimento de energia em várias partes do país, o que pode deixá-las ainda mais para trás na competição com China e Bangladesh.

Fábricas indianas já fecharam contratos para importar de países africanos 20 mil toneladas da fibra, equivalente a 117.647 fardos, no mês passado, apesar do excedente doméstico, disse o presidente do Conselho de Promoção de Exportações de Têxteis de Algodão do país, Manikam Ramaswami. A Corporação de Algodão da Índia está buscando autorização do governo indiano para lançar no mercado os estoques estatais. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Portal G1

Exibições: 127

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço