Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Índia torna-se 6ª economia mundo via têxteis e consumo de 1,34 mil milhões

A Índia, o segundo maior em população mundial, 1,34 mil milhões, só ultrapassada pela China, acaba de ascender à posição de sexta economia mundial, antes ocupada pela França. Segundo os números revelados esta quinta-feira pelo Banco Mundial (BM), o Top-5, por ordem crescente, é da Inglaterra, Alemanha, Japão, China e Estados Unidos.

Índia torna-se 6ª economia mundo via têxteis e consumo de 1,34 mil milhões

O PIB indiano atingiu os 2,597 biliões de dólares (USD), em 2017, informou esta quinta-feira, 13, o BM citado pelo diário digital francês L’Express.

O peso demográfico, 1,34 mil milhões, só ultrapassado pela China, conta muito para esta performance, que também se deve à revitalização da indústria têxtil.

Top-5. Inglaterra, 2,624 biliões. Alemanha, 3,684 biliões. Japão, 4,872 biliões. China, 12,014 biliões. Estados Unidos, 19,390 biliões.

Note-se que a União Europeia atingiu 17,308 biliões.

Será terceira em 2032

Um estudo do Centro para a Economia e Desenvolvimento, sediado em Londres, prevê que em 2032 a Índia posicionar-se-á como a 3ª economia mundial.

Para este ano, o mesmo estudo prevê que a Índia pode ascender à quinta posição, dado o crescimento previsto de 7,4 por cento. E em 2019, o crescimento manter-se-á e atingirá os 7,8 por cento no gigante asiático que é a Índia.

O ritmo de crescimento da Índia continua, pois, ascendente. O da China está ao ralenti, e não tem mais margem depois de dez anos de crescimento extraordinário.
Um estudo do Centro para a Economia e Desenvovimento, sediado em Londres, prevê que em 2032 a Índia posicionar-se-á como a 3ª economia mundo.

Macron em maus lençóis, França é 7ª seguida do Brasil

Os números revelados esta quinta-feira pelo Banco Mundial (BM), que atiram a França para a sétima posição, com 2,583 biliões de dólares, ensombram a presidência Macron.

O Brasil ocupa a 8ª posição com 2,054 biliões USD. Cabo Verde a 166ª, com 1.754 milhões USD (segundo o BM, mas nas contas do FMI cai para 169ª, com 1.728 milhões USD).

Prognósticos em economia têm dose de falibilidade não despicienda



No final do ano transato, titulávamos, com base no estudo da fonte inglesa acima, que a Índia seria a quinta economia mundial em 2018" .

Ainda há tempo de se cumprir esta previsão, não obstante a economia, como nos mostra 1929 e 2008, registar marcos de falibilidade muito significativos.

Fontes: sites do BM e FMI/ L’Express. Foto num enterro após massacre de Chhattisgarh (AFP): A Índia, o segundo país mais povoado, enfrenta imensos desafios: o Produto per capita é 1/20 do da França (31.174 dólares), as tensões étnicas desembocam muitas vezes em violência. Grupos políticos têm vindo a alimentar ódios interétnicos, como neste massacre de Chhattisgarh.

https://www.asemana.publ.cv/?India-torna-se-6%C2%AA-economia-mundo-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 325

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço