Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Índice de Transparência da Moda 2023: Quão transparentes são 250 das maiores marcas de moda do mundo?

Recordes de alta e baixas devastadoras definem o Índice Global de Transparência da Moda deste ano. Embora algumas das maiores marcas de moda do mundo tenham feito grandes avanços em transparência, a indústria ainda tem um longo caminho a percorrer para lidar com a desigualdade global e a crise climática.

Em 2023, vimos o início há muito esperado de uma repressão ao greenwashing , com as marcas enfrentando uma série de legislações futuras destinadas a “acabar com o fast fashion ”. Mas, apesar do cenário em mudança e da crescente urgência da crise climática, por mais um ano as marcas estão nos dando muito discurso e pouca ação. 

Já estamos começando a ver as consequências da agitação implacável da indústria da moda, desde uma montanha de roupas tomando conta do deserto de Atacama até depósitos de lixo têxtil dominando Gana , mas as marcas de moda estão avançando com um crescimento insustentável que prioriza o lucro acima de tudo. 

O índice deste ano prova o que sempre suspeitávamos; compromissos voluntários não são suficientes para conter o impacto colossal da indústria da moda nas pessoas e em nosso planeta. Legislação e transparência devem trabalhar de mãos dadas para transformar radicalmente o atual sistema de moda. 

Assista ao nosso filme de lançamento abaixo e continue lendo para saber mais sobre as principais descobertas deste ano…

 

 

  • Pela primeira vez desde que o Índice foi publicado em 2017, duas das 250 grandes marcas de moda pontuaram 80% ou mais, incluindo uma marca de luxo 
  • As principais marcas de moda continuam se esquivando de responsabilidades como impostos e práticas de compra que geram desigualdades no setor. A diferença salarial entre os CEOs da moda e os trabalhadores do vestuário continua a aumentar, enquanto apenas 18% das marcas estão divulgando a porcentagem de remuneração executiva vinculada às suas metas de sustentabilidade
  • A crise climática cresce em intensidade e urgência, mas 94% das grandes marcas de moda ainda não divulgam qual combustível é usado na fabricação de suas roupas 
  • A esmagadora maioria (99%) das grandes marcas de moda ainda não divulga o número de trabalhadores em suas cadeias de suprimentos recebendo um salário digno

 

A oitava edição anual do Fashion Transparency Index classifica 250 das maiores marcas e varejistas de moda do mundo com base em sua divulgação pública de direitos humanos e políticas, práticas e impactos ambientais em suas operações e cadeias de suprimentos.

 

 

No geral, a indústria global da moda fez um progresso inexpressivo em transparência, com as principais marcas de moda alcançando uma pontuação média geral de 26%, apenas 2% a mais que no ano passado. Embora esteja claro que grande parte da indústria está atrasada em relação à transparência, houve alguns movimentos na direção certa. Por fim, mais da metade (52%) das 250 principais marcas analisadas estão divulgando suas listas de fornecedores de primeiro nível, uma mudança promissora em comparação com 32 das 100 marcas (32%) na primeira edição do Índice. 

Em outro marco importante, uma marca de luxo está entre as marcas de maior pontuação pela primeira vez. A casa de moda de luxo italiana Gucci ficou em segundo lugar entre 250 marcas, com uma pontuação média geral de 80%. Depois de anos do setor de moda de luxo arrastando os pés na transparência, os cinco maiores impulsionadores deste ano são todas marcas de luxo (Gucci, Armani, Jil Sander, Miu Miu e Prada), com o maior aumento sendo Gucci em 21 pontos percentuais. Isso demonstra que grandes avanços em transparência são alcançáveis ​​se houver vontade. 

 

A gerente de política e pesquisa do Fashion Revolution, Liv Simpliciano, diz:

“Como ativistas, é enlouquecedor ter que pressionar continuamente pelo que, em última análise, é o mínimo do que devemos esperar das grandes marcas de moda. O progresso inexpressivo aqui é preocupante diante do aprofundamento da desigualdade social, da destruição ambiental e de várias legislações que chegam. Estamos satisfeitos que uma minoria de marcas esteja finalmente marcando 80% ou mais, mas mesmo 100% de transparência é apenas o ponto de partida e parece que muitas grandes marcas de moda ainda não apareceram na corrida. O tempo está se esgotando e, no entanto, a maioria da indústria da moda continua firme e se recusa a mudar. Não podemos comprar para sair da crise climática, não podemos reciclar para sair da superprodução e, francamente, não há moda em um planeta morto”.

 

Mais descobertas importantes do Índice de Transparência da Moda 2023

A esmagadora maioria (99%) das grandes marcas de moda não divulga o número de trabalhadores em suas cadeias de suprimentos que recebem um salário digno.

O Fashion Revolution, ao lado de aliados, está fazendo campanha por uma legislação inovadora a nível da UE sobre salários dignos para trabalhadores do setor de vestuário em todo o mundo. Centenas de milhares de cidadãos da UE já assinaram, mas precisamos de um milhão de assinaturas totais de cidadãos da UE antes de 19 de julho de 2023 para que a UE tome medidas. Por favor, assine a campanha em goodclothesfairpay.eu . Se você não é cidadão da UE, ajude-nos a divulgar enviando um e-mail para um amigo que é e compartilhando nossas postagens nas redes sociais. 

 

A crise climática está crescendo em intensidade e urgência, mas 94% das grandes marcas de moda ainda não divulgam qual combustível é usado na fabricação de suas roupas.

A necessidade de passar totalmente do carvão para formas mais limpas de energia é urgente se quisermos mitigar a crise climática. Adicionamos um novo indicador este ano para entender a dependência das principais marcas no carvão. Apesar disso, poucas marcas (6%) divulgam a proporção de sua cadeia de suprimentos que é movida a carvão e quais regiões geográficas ainda dependem de combustíveis fósseis. A visibilidade da dependência de combustíveis fósseis nas cadeias de suprimentos é fundamental para as marcas tomarem medidas adequadas para apoiar seus fornecedores em uma transição verde e defender que os governos dos países que eles fornecem aumentem a acessibilidade a energia renovável de alta qualidade, como eólica e solar. 

 

Apesar da legislação futura para mitigar o desperdício de moda, evidências crescentes de superprodução continuam sendo o grande elefante na sala, já que a maioria das grandes marcas não divulga seus volumes de produção anual nem se compromete a reduzir o número de novos itens que produz. 

Apesar do fato indiscutível de que o desperdício de roupas atinge todas as facetas da vida, desde partículas de microplástico na Fossa das Marianas até pilhas de roupas descartadas visíveis do espaço , 88% das marcas ainda não divulgam seus volumes anuais de produção. Este é um aumento decepcionante em relação aos 85% do ano passado. As marcas sabem com certeza o quanto estão produzindo; que negócio pode sobreviver sem esta informação? A contínua falta de transparência levanta a questão: o que está sendo escondido? 

 

Nossas roupas são produzidas bebendo água em regiões onde ela é escassa e usando milhares de produtos químicos tóxicos. No entanto, apenas 23% das grandes marcas e varejistas divulgam sua metodologia para identificar esses riscos e menos ainda (7%) divulgam seus resultados de testes de águas residuais.

Dados os impactos mundiais de produtos químicos perigosos nas pessoas e no planeta, é preocupante que apenas 7% das principais marcas e varejistas publiquem os resultados dos testes de efluentes de seus fornecedores. As marcas devem rastrear toda a sua cadeia de suprimentos para lidar com os impactos sociais e ambientais duradouros da poluição da água nos trabalhadores do vestuário, nas comunidades locais e nos ambientes naturais circundantes.

 

As principais marcas de moda continuam a se esquivar de responsabilidades como impostos e práticas de compra que geram desigualdades no setor, enquanto apenas 18% das principais marcas divulgam a porcentagem de bônus ou pagamento de executivos vinculados a metas de sustentabilidade.

Com menos da metade (45%) das principais marcas de moda publicando sua estratégia tributária responsável, é crucial que os governos implementem um sistema tributário para solucionar as brechas atuais e garantir que as empresas multinacionais paguem sua parte. Além disso, as marcas de moda estão cada vez mais adotando modelos sob demanda direto ao consumidor (D2C) na forma como encomendam suas roupas, geralmente fazendo pedidos de quantidades muito pequenas com os fornecedores antecipadamente. Comprar dessa maneira volátil e imprevisível coloca os fornecedores sob risco e os trabalhadores sob imensa pressão. Os modelos D2C também ajudam as marcas de moda a evitar impostos e fugir das regulamentações de trabalho forçado. 

 

Poucas grandes marcas de moda publicaram compromissos de desmatamento zero, apesar da aceleração da perda de biodiversidade globalmente.

Materiais usados ​​para fazer nossas roupas, como algodão, viscose e couro, estão associados ao desmatamento. O Brasil, por exemplo, o segundo maior exportador global de algodão, está agora atingindo níveis recordes de desmatamento e centenas de marcas de moda têm ligações na cadeia de suprimentos com exportadores brasileiros de couro, apesar de alguns deles terem políticas explícitas sobre o desmatamento. Dado o papel da indústria da moda em contribuir para o desmatamento global, é alarmante ver a falta de transparência nas metas. Apenas 12% das marcas publicaram um compromisso mensurável com prazo determinado para o desmatamento zero este ano. Isso é 3% a menos que no ano passado. Além disso, apenas 7% publicam progresso mensurável em direção ao desmatamento zero. 

Com a legislação de devida diligência no horizonte, liderada pela UE, as marcas de moda aumentaram a divulgação de sua devida diligência social e ambiental.

O desempenho em todos os indicadores de due diligence ambiental e de direitos humanos aumentou em comparação com o ano passado. Na due diligence de direitos humanos, os aumentos mais significativos foram na divulgação de como as marcas consultam as partes interessadas afetadas (37% acima dos 26% do ano passado). Na due diligence ambiental, observamos o maior aumento na divulgação dos principais riscos, impactos e violações ambientais identificados (37%, ante 26% em 2022). A futura legislação sobre devida diligência, dentro da UE, que é o maior importador de roupas do mundo, contribuiu para esse aumento, assim como esforços semelhantes no Japão , Alemanha , Estados Unidos e outros. 

 

 

Marcas com maior pontuação 2023

Em sete anos consecutivos de publicação deste Índice, pela primeira vez em 2023, duas marcas pontuaram 80% ou mais. A marca italiana OVS obteve a pontuação mais alta novamente este ano com 83%, seguida pela Gucci com 80% e depois Kmart Australia e Target Australia com 76%. A OVS aumentou sua pontuação em 5 pontos percentuais desde o ano passado, a Gucci em 21 pontos percentuais e as pontuações da Kmart e da Target Australia caíram dois pontos percentuais. 

 

Marcas com pontuação mais baixa 2023

Juntamente com os recordes deste ano, 18 grandes marcas obtiveram uma classificação de 0%, acima das 15 marcas do ano passado, incluindo: ANTA, Belle, Big Bazaar, Bosideng, Fashion Nova, K-Way, KOOVs, Max Mara, Metersbonwe, Mexx, New Yorker, Heilan Home, Savage x Fenty, Semir, Splash, Tom Ford, Van Heusen e Youngor. Ao todo, 71/250 marcas (28%) pontuam na faixa de 0 a 10%. Esta é uma ligeira melhoria de 31% no ano passado. 

 https://www.fashionrevolution.org/fashion-transparency-index-2023/

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