Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Gostaria de Informações Sobre Neutralização de Soda com Metabisulfito de Sódio

Ola! gostaria de saber, se no processo de stonagem com soda , nos tecido jeans acima de 9 OZ a neutralização com metabissulfito vai ter o mesma ação que  a neutralização com  acido.

E se pode ocorre apodrecimento com o tempo.

Exibições: 4617

Responder esta

Respostas a este tópico

 

 

Que eu saiba o metabissulfito de  sódio ,sendo um agente redutor,  é  usado para eliminar o  cloro livre. Residuos de cloro podem  atacar o  algodão se não  forem removidos com um  agente redutor . Qualquer residuo de ácido forte , ao secar,  certamente atacará a celulose do algodão. É preferivel ter um pH  neutro ou ligeiramente alcalino lidando com  fibras  celulósicas - nunca  ácido . Neutraliza com ácido e  depois neutraliza o ácido com um alcalis fraco

Acredito que você deseje é fazer um processo de redução no tecido com NaOH e um anti-oxidante. Como o processo é altamente alcalino é necessário fazer o acerto de pH. Por questão de custo e praticidade, indicaria a vc fazer essa neutralização com ácido acético.

Caro Gaspar, você utiliza metabissulfito para neutralizar agentes oxidantes, como permanganato de sódio, peróxido de hidrogênio ( água oxigenada) , cloro e até clorito de sódio, que pode ser feito em meio ácido ou alcalino. Para neutralizar alcalis como soda caústica você tem que usar um ácido seja orgânico (como ácido cítrico, ácido poliácrilico, gás carbonico, acético ou fórmico)  ou  um ácido inorgânico como ácido clorídrico, sulfurico ( que são perigosos pois podem degradar a fibra). Acredito que no seu caso o melhor é usar o ácido poliacrilico pois além de neutralizar você tem a ação dispersante do produto que ajuda amanter as particulas em suspensão e assim aumentando a limpeza do fundo. Qualquer dúvida ou maiores explicações me contate 01189527865

Boa tarde a todos que participam desse forum. Caso haja interesse, nós temos o Ácido Orgânico Cítrico que nosso amigo Luiz Gustavo citou com uma das possíveis soluções para você. A outra opção que ele citou do Ácido Poliacrilico que o mesmo citou, nós também temos essa linha. Fique a vontade para me contactar.

 

Abraço a todos !!!

Somente para complementar minha resposta, a grande vantagem do uso do nosso produto, são variadas: é altamente estável, não ataca as partes metálicas da máquina (aço), não controlado pela Policia Federal, não tem cheiro e não ataca a fibra.
obrigado, usamos pedra pomes.

João Marinho disse:

Gaspar,

            Acho que você usa o metababissulfito para neutralizar o "desbotabento" do Jeans que geralmente é feito com hipolorito de sódio ou permanganato de potássio, não ?  E acredito que na estonagem deve usar a soda cáustica, talvez com  pedra, se assim for, neutralize com ácido acético mesmo ou ácido poliacrilato como foi indicado pelo nosso colega Luis Gustavo. O metabissulfito é um sal, tem o PH de mais ou menos 1,5, ou seja é ácido, é tulizado como um redutor após processos oxidativos, desconheço a sua utilização para neutralizar a soda (acidulação).

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço