Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Semana da Moda de Nova Iorque dá na quinta-feira início a uma  temporada inaugurada pelo presidente da câmara Eric Adams na sua residência oficial, Gracie Mansion, e com crescente foco no meio ambiente.


Ralph Lauren - primavera-verão 2023 - Moda Feminina - Los Angeles - © ImaxTree


No total, a New York Fashion Week, organizada pelo Council of Fashion Designers of America (CFDA), incluirá 71 desfiles e apresentações no seu calendário oficial. Steven Kolb, CEO do CFDA, afirma, testemunhando a vitalidade da temporada: “Nesta temporada temos um desfile a cada hora.”
 
Dezenas de marcas apresentarão as suas coleções em showrooms, galerias de arte e até apartamentos Airbnb espalhados pela cidade.

"O impacto da NYFW na indústria é significativo”, enfatiza Kolb. “É um dos eventos mais vistos, atrai milhares de pessoas e movimenta mais de 900 milhões de dólares por ano. Representa também mais de 10 milhões de dólares em salários e cerca de 2 mil milhões de dólares em receita tributária."
 
Esta temporada de seis dias receberá mais uma vez Ralph Lauren, Phillip Lim e Helmut Lang, e a primeira coleção de Peter Do será a grande estreia da NYFW. A procura de convites será intensa para a Coach, onde Stuart Vevers celebrará o seu 10.º aniversário à frente desta gigante americana. Por sua vez, a Victoria's Secret, num regresso surpreendente às passarelas, realizará o seu primeiro grande evento em direto na noite de quarta-feira.

A temporada, que antes se concentrava praticamente na ilha de Manhattan, agora estende-se por toda a cidade. Ralph, por exemplo, organizará um desfile e jantar no estaleiro do Brooklyn, sem dúvida o evento mais importante da moda americana. Aqueles que fazem a sua estreia na NYFW incluem Advisry, Chan Chit Lo, FFORME, Grace Ling e Sho Konishi. A competição para ganhar a Supima Design Competition para jovens designers (que este ano celebra a sua 16ª edição) será muito intensa. A final irá realizar-se na quinta-feira no Prince George Ballroom, no centro da cidade, e terá transmissão em direto no Instagram.
 
Com tantas atividades, o CFDA recordou com determinação a todas as partes envolvidas (marcas de moda, fabricantes, organizadores de eventos, agências de relações públicas e outras) que encarem a semana com mais atenção ao meio ambiente.



Proenza Schouler - outono-inverno 2023 - 2024 - Moda feminina - Nova-Iorque - © ImaxTree


O diretor do CFDA afirma: “Encorajamo-los a reciclar e reduzir o desperdício, a reutilizar materiais e a poupar energia tanto quanto possível para avançar para uma semana de moda mais sustentável.”
 
Em colaboração com o Boston Consulting Group, o CFDA publicou um resumo executivo abrangente e um relatório sobre o impacto ambiental da NYFW, bem como um manual para alcançar mudanças positivas.
 
Em fevereiro, várias grandes marcas europeias (como Marni e Isabel Marant) desfilaram em Nova Iorque. Desta vez, chega a Nova Iorque o CIFF (Copenhagen International Fashion Fair) x Revolver, o maior evento comercial de moda da Escandinávia, em colaboração com o CFDA.
 
O evento “reunirá dez marcas dinamarquesas e seis americanas comprometidas com a sustentabilidade e com a promoção do comércio e do crescimento responsáveis”, sublinha Kolb.
 
As marcas americanas selecionadas pelo CFDA são M. Patmos, Charles Harbison, Melissa Joy Manning, Julia Jentzsch, Jahnkoy e Hope For Flowers.
 
O CFDA também se associou com o Spotify para criar uma playlist oficial da NYFW e colocará outdoors em Times Square. Mas, os mais privilegiados irão reunir-se primeiro na Gracie Mansion, onde o “Hizzoner” (como dizem os nova-iorquinos) Eric Adams dará as boas-vindas aos membros da indústria com Thom Browne, presidente do CFDA, como coanfitrião.
 
“Haverá uma mistura de designers emergentes e consagrados que se inspiram na cultura e energia de Nova Iorque”, diz Kolb. “A cidade é uma fonte de inspiração definitiva e constante.”

Olhando para o futuro, Kolb vê designers enérgicos que receberam ovações nas últimas temporadas, como Christopher John Rogers e LaQuan Smith, como os próximos definidores do estilo americano.

Setembro é também o mês em que a cidade anuncia os finalistas do CFDA/Vogue Fashion Fund. O próximo ano marca o 20.º aniversário do programa e, a julgar pelos seus ex-alunos, entre os quais figuram Altuzarra, Collina Strada, Proenza Schouler e Alejandra Alonso Rojas, o programa tem sido um sucesso.

Os finalistas de 2023 parecem um ótimo complemento para esta lista. O grupo é formado por Colin LoCascio; Everard Best e Téla D'Amore, da Who Decides War; Kozaburo Akasaka, da Kozaburo; Melitta Baumeister, Kim Shui; Fletcher Kasell e Tanner Richie, fundadores da Tanner Fletcher; Henry Zankov, da Zankov; Angelo Fabricio Urrutía, da 4S Design; Sami Miró Vintage e Rachel Scott, da Diotima.

Por Godfrey Deeny

https://pt.fashionnetwork.com/news/New-york-fashion-week-abre-os-br...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço