Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nextatlas, pioneira na descriptografia de tendências na Web-Moda

Há anos, peritos farejam aquilo que começa a entrar na moda nos quatro cantos do planeta, a fim de antecipar as tendências. Na era da Internet, os irmãos Luca e Alessio Morena, o primeiro pesquisador em filosofia, o segundo, arquiteto e Web designer, tiveram a simples ideia de realizar o mesmo tipo de investigações diretamente no mundo em linha... e descobriram que ninguém havia ainda pensado nisso! Assim, eles criaram a Nextatlas, primeira empresa que investiga tendências na Web.

A arte no mundo, uma das tendências encontradas pela Nextatlas
Depois de ter lançado em 2010 a aplicação Icoolhunt, uma plataforma de compartilhamento de fotografias para exibir as novas tendências, os irmãos de Turim, cofundadores e CEO da empresa Icoolhunt, lançaram o serviço Nextatlas, um sítio (nextatlas.com) onde as marcas podem visualizar facilmente as tendências emergentes segundo seus setores e necessidades, por meio da agregação de imagens provenientes de diferentes fluxos de médias sociais, como Tweeter, Instagram e Tumbler.
 
“Há alguns anos, assistimos a uma mudança radical, sobre a qual a realidade conta-se agora na Web. Assim, pensamos, porque não explorar esta massa de informações engendradas pela Internet, criando um acompanhamento regular. Agregamos todas as coisas que tinham afinidade entre si. Não se trata apenas de tendências de moda, mas de todos os movimentos que emergem em diferentes setores”, explica Luca Morena.

Um exemplo de análise oferecida pela Nextatlas
Os irmãos Morena implantaram uma série de algoritmos e de processos que permitem realizar, através da agregação de imagens e tags similares, conteúdos visuais que passam pelo crivo dos seus filtros de análise. Em seguida, sua equipe editorial recoloca essas tendências em um contexto.
 
“Não existem mais estações, as informações chegam em tempo real e podem ser geolocalizadas em função das necessidades. Assim, oferecemos aos nossos clientes uma visão sobre todas as tendências do momento, indicando-lhes igualmente a cota de popularidade de cada uma”, explica Luca Morena.
 
A empresa, cujo sítio operativo encontra-se em Turim e a sede em Pula, na Sardenha, emprega uma dezena de pessoas e já atraiu investidores como Atlante Ventures Mezzogiorno, um fundo 'Equity' do banco italiano Intesa Sanpaolo. Atualmente, a empresa conta com cerca de quinze clientes, da Prada ao e-Pitti.com, passando por Fiat, Maserati, Barilla, pela seguradora Allianz ou ainda L'Oréal, Kiko, Freddy e Yamamay.

Alessio e Luca Morena, cofundadores e CEO da Nextatlas
Com seus milhares de dados elaborados e analisados e seus painéis de gestão à vista personalizados, a Nextatlas oferece diversas utilizações possíveis. Serve, por exemplo, às marcas de vestuário compreenderem melhor como compor sua oferta ou para encontrar inspirações para sua próxima coleção.
 
Este serviço é também útil para o desenvolvimento de produtos ou ao marketing, para elaborar campanhas publicitárias em sintonia com “aquilo que começa a entrar na moda”, com todos os setores envolvidos.
Por  Dominique Muret

http://pt.fashionmag.com/news/Nextatlas-pioneira-na-descriptografia...

Exibições: 246

Responder esta

Respostas a este tópico

Este serviço é também útil para o desenvolvimento de produtos ou ao marketing, para elaborar campanhas publicitárias em sintonia com “aquilo que começa a entrar na moda”, com todos os setores envolvidos.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço