Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O mundo tem mais um produtor de algodão. A Nicarágua está prestes a fazer a sua primeira colheita de algodão orgânico, a primeira fase de um projeto que pretende dinamizar a indústria têxtil e de vestuário do país e dessa forma atrair investimento estrangeiro.

Seis meses após a sementeira, o primeiro algodão da Nicarágua irá em breve ser colhido, indicou o Ministério da Agricultura e das Florestas (MAF) do país. Ariel Bucardo, Ministro da Agricultura e Florestas, revelou que as 1.600 áreas cultivadas, sobretudo nas regiões do norte do país, devem produzir entre 40 e 45 quintais por área, levando a aproximadamente 64 mil quintais no total. Um quintal é o equivalente a 100 quilogramas.

«Historicamente, este produto gerou muito emprego, que é o motivo pelo qual começamos a experimentar de forma moderada e esperamos que, se os resultados forem bons, como os que estamos atualmente a testemunhar, vamos gradualmente aumentar a produção de algodão», afirmou Bucardo. Além disso, Bucardo assegura que a produção de algodão do país será suficiente para fornecer a procura internacional e deverá ser um negócio lucrativo.

Empresas nas Honduras e em El Salvador já demonstraram interesse em comprar algodão da Nicarágua. Adicionalmente, a oferta local de matérias-primas deverá atrair novos projetos de investimento estrangeiro para o setor têxtil e pode mesmo levar à reabertura de empresas como a Cone Denim.

O projeto, liderado pelo governo juntamente com a ProNicaragua, a agência oficial de promoção do investimento, e a Associação Nacional de Têxteis e Vestuário (Anitec), foi planeado em duas fases. Durante a primeira fase, 14 produtores privados envolveram-se num programa piloto para observar a performance da colheita, a resistência da semente e determinar o tipo de sementes adequadas a este projeto. A segunda fase do projeto inclui um aumento da área de produção nos próximos cinco a sete anos, de forma a fornecer algodão em bruto às empresas têxteis e de vestuário que operam na Nicarágua. O objetivo é que isso permita reduzir o custo da produção local de vestuário.

Fonte:|http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/40533/xmview/...

Exibições: 135

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço