Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nike enfrenta problemas logísticos, que inflacionam os seus custos e stocks

A gigante americana do desporto Nike divulgou esta quinta-feira resultados trimestrais acima do esperado, mas as suas margens foram corroídas por custos de logística, operações promocionais destinadas a reduzir os seus stocks e efeitos cambiais.



Nike


O volume de negócios da empresa volta a subir, aumentando 4% de junho a agosto, período correspondente ao seu primeiro trimestre contabilístico, atingindo 12,7 mil milhões de dólares, acima dos 12,27 mil milhões esperados. Se não fossem considerados os efeitos de câmbio, as vendas aumentariam 10%. O lucro líquido do grupo, por sua vez, caiu 22%, para 1,5 mil milhões de dólares.
 
Numa base por ação e excluindo elementos excecionais, a medida preferida dos investidores de Wall Street, o lucro ficou em 93 cêntimos de dólar, um pouco acima dos 92 cêntimos de dólar esperados pelos analistas. Apesar de tudo, a ação caiu quase 5% nas transações eletrónicas logo após a publicação destes resultados.

A margem bruta do grupo caiu, sofrendo nomeadamente com as "elevadas despesas com frete e logística" e com as taxas de câmbio geralmente desfavoráveis, explica a Nike. A empresa também teve que reduzir os preços de certos produtos que vende diretamente nas suas próprias lojas ou online, principalmente na América do Norte, para escoar os seus stocks.
 
Efetivamente, os stocks da Nike saltaram 44% em relação ao mesmo período de 2021. A demanda pelos seus produtos continua "sólida", diz o grupo. Mas, as remessas demoram a chegar devido a contínuas dificuldades na cadeia de aprovisionamento.
 
Paralelamente, a empresa viu as suas despesas de marketing e administrativas aumentarem 10%, com destaque para o aumento das despesas salariais e investimentos estratégicos em tecnologias.

https://pt.fashionnetwork.com/news/Nike-enfrenta-problemas-logistic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 31

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço