Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em fevereiro de 2012, a Nike (mas também a Ikea) adquiria uma parcela do capital de uma start-up holandesa, a DyeCoo Textile Systems. Um ano e meio mais tarde, a gigante americana do desporto colhe os primeiros frutos desse investimento.

Uma de suas empresas taiwanesas terceirizadas, a Far Eastern New Century Corp, acaba de montar uma unidade de produção que vai explorar a inovação Colordry. Uma tecnologia que, segundo Mark Parker, CEO da Nike, é uma "revolução industrial".

A unidade taiwanesa de produção. Imagem: Nike.
De concreto, essa tecnologia permite o tingimento dos têxteis a seco, quando tradicionalmente era necessária a utilização de 30 litros de água para uma única t-shirt. A tecnologia possibilitou também uma redução de 40% em energia e a eliminação do emprego de produtos químicos utilizados costumeiramente na etapa de tintura dos tecidos.

Portanto, o desenvolvimento dessa tecnologia interessa e muito aos industriais. Quanto ao meio ambiente, a Nike especifica que entre 100 e 150 litros de água são necessários para tingir um quilograma de têxteis nos dias de hoje e que os analistas estimam que 39 milhões de toneladas de poliéster serão tingidas em 2015. Mas, por enquanto, não se sabe com qual velocidade o grupo vai integrar a tecnologia Colordry em suas cadeias de produção.

http://pt.fashionmag.com/news/Nike-implanta-uma-unidade-de-tintura-...

Por  Olivier  Guyot

Exibições: 273

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço