Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O gigante do desporto usou dados digitais como ponto de partida para a sua mais recente coleção de vestuário, em rutura completa com o processo convencional usado para confecionar uma t-shirt.

Para desenvolver a nova Nike Advanced Apparel Exploration (A. A. E) 1.0, a empresa norte-americana congregou os esforços de designers de vestuário, engenheiros da tecnologia Nike Flyknit e designers de computação.

Enquanto o design convencional começa com um padrão e recorre ao método de corte e costura para lhe dar vida, a t-shirt em destaque na linha Nike A.A.E. 1.0 partiu do estudo aprofundado do arquivo de dados digitais da Nike, que rastreiam os movimentos do peito, costas e braços do utilizador.

O design computacional foi depois usado para criar um conjunto de mapas corporais para formar uma estrutura de malha orientado pelo movimento.

Para além dos mapas de movimento, foram também consideradas as reações do corpo em diferentes ambientes, com o particular foco nos ambientes urbanos modernos – como estações de metro, escritórios, ruas – e as respetivas variações de temperatura e humidade que ocorrem nesses locais.

As pesquisas resultaram em mapas adicionais de aderência, fluxo de ar, suor e calor. Cada camada da paça trabalha em conjunto com a seguinte, visando eliminar peso e volume e maximizar o conforto independentemente das condições.

Ao combinar todos os mapas de movimento e temperatura, foi criado um conjunto de dados singular capaz de ser traduzido pelos teares da Nike.

O algoritmo, segundo o gigante desportivo, produz uma malha seamless única que proporciona ventilação quando necessário, por exemplo nas costas, e cobertura onde é desejado, por exemplo no peito.

«No design de vestuário, combinamos sempre vários materiais, dependendo do problema que estamos a tentar resolver, resultando muitas vezes em algo complexo. Com o tempo, a nossa compreensão do corpo em movimento e as novas técnicas de confeção começaram a convergir», explicou Kurt Parker, vice-presidente de design de vestuário da Nike.

A coleção Nike A. A. E 1.0 estará disponível já esta semana no portal de comércio eletrónico da marca e em revendedores selecionados.


FONTEJUST-STYLE.COM
https://www.portugaltextil.com/nike-reinventa-a-t-shirt/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 818

Responder esta

Respostas a este tópico

  O design computacional foi depois usado para criar um conjunto de mapas corporais para formar uma estrutura de malha orientado pelo movimento.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço