Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


A marca americana Tommy Hilfiger mostrou meias lilás em setembro, em NY
Os homens já aprenderam a se divertir com as gravatas. Recentemente, também andaram testando cuecas de outras cores e modelagens, para fugir do modelo sunga, branco e de algodão, que reinou por muito tempo. Agora, chegou a vez de encarar outro item do guarda-roupa: as meias. Sim, as meias, aqueles acessórios que costumam ser escolhidos com pressa, depois que todo o resto do figurino já está decidido.

Normalmente, elas acompanham a cor da calça e fim de papo. Mas isso foi antes. Atualmente, a mania que surge na Europa é a de ousar nas cores e padronagens das meias. Marcas tradicionais como a inglesa Corgi, que faz tricôs e meias desde 1893 e fornece para a família real inglesa, embarcaram na tendência que deixa em evidência os pés masculinos. E não foi só ela.

A alfaiataria Richard James, de Sawile Row, em Londres, possui uma vasta coleção de meias em padronagens variadas (listras, bolas, quadradinhos e flores) e mistura de cores chocantes. O catálogo da fabricante de meias italiana Gallo também aponta para o inevitável: as peças básicas, de cores sóbrias, já eram.

Por aqui, os fabricantes já detectaram o modismo, que nasceu depois que as calças masculinas começaram a encurtar - o que deixou as meias e os sapatos mais visíveis. A fabricante de meias e roupa íntima Lupo percebeu os primeiros sinais da nova onda há três anos, mas só agora arriscou colocar meias mais "ousadas" em sua coleção, que perto das linhas feitas pelas marcas europeias, nem parecem tão ousadas assim.

Mas isso é para não assustar o consumidor brasileiro, mais conservador que o europeu e o asiático, dizem os fabricantes. É preciso ir aos poucos. "As listras, por exemplo, são febre na Itália e no Japão e acredito que também vão cair no gosto do brasileiro", aponta Valquírio Cabral Júnior, diretor comercial da Lupo.

Mas, enquanto lá fora, o contraste de cores é grande, aqui os tons são mais suaves. "Se até os sapatos estão mais coloridos, acredito que as meias também possa ficar", diz Cabral.

Na Lupo, a venda dos modelos clássicos se estabilizou, enquanto o consumo de peças casuais e esportivas cresceu. De acordo com o executivo, as meias masculinas estão passando pela transformação por que passaram as cuecas, que ganharam outras modelagens, tecidos, cores e padrões, nos últimos anos.

Do total de 110 milhões de peças produzidas por ano pela Lupo, 18% correspondem à fabricação de meias masculinas. A empresa projeta crescer 25% neste ano e alcançar faturamento de R$ 700 milhões.

Na Puket, enquanto as meias femininas são uma explosão de cores, as masculinas começam, aos poucos, a ganhar graça. "O homem brasileiro é mais discreto. Lançamos meias com desenhos de losangos grandes e o público já achou uma extravagância", diz Cristiane Caji, diretora de estilo de meias da Puket.

As próprias mulheres, diz Cristiane, demoraram para encarar as meias-calças superdecoradas, que hoje estão na moda. "Para o ano que vem, pretendemos lançar uma coleção realmente ousada para os homens." Tudo isso para, quem sabe, fazê-los consumir meias como artigo de moda, e não como algo utilitário.

Para o alfaiate João Carlos Camargo, as calças mais curtas já são bem aceitas pelo público masculino. "E é claro que os sapatos e as meias ficam mais visíveis, o que exige cuidados na combinação", diz. De acordo com ele, as meias supercoloridas ou com padronagem são sempre um risco. Melhor optar pelos modelos azul-marinho, que são mais versáteis, pois combinam com calças cáqui, cinza e marrom. "E com calça preta, recomendo meias da mesma cor."

Já a consultora de imagem Fernanda Resende, da Oficina de Estilo, acha que a ordem é se divertir. "As meias são detalhes pequenos, se pensarmos no figurino completo. Por isso é possível arriscar mais, sem prejudicar a imagem", diz ela. Como os cintos e as gravatas, elas podem dar um toque de personalidade à roupa.

Para quem quiser começar devagar, a consultora sugere combinar calças escuras com meias escuras, em tons de roxo, vinho ou verde escuro. Já as calças claras podem vir acompanhadas de meias de nuances suaves de amarelo, verde ou azul.

http://www.valoronline.com.br/impresso/empresas/102/456713/no-exter...

 

Exibições: 204

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço