Começou nesta segunda-feira, 07/07, na sede da Abrapa, em Brasília, o Large Farm Cotton 2025. Produzido anualmente pela Better Cotton, desde 2021, o evento internacional reúne grandes produtores de algodão para discutir pra práticas de sustentabilidade, oportunidades e os maiores desafios enfrentados pela cotonicultura nos países que lideram a produção de algodão no mundo.
Large Farm Week 2025
Com o objetivo de compartilhar ideias e práticas entre os membros Better Cotton, o Large Farm Cotton foi criado para fortalecer a comunidade internacional de cotonicultores e desenvolver conhecimentos sobre o algodão. Nesta edição o evento contou com participantes da Austrália, Grécia, Israel, Paquistão, Turquia, Estados Unidos e Uzbequistão.
Promoção e incentivos
Na parte da manhã, os produtores se reuniram com a diretoria da Abrapa e conheceram mais sobre todo o funcionamento da cadeia do algodão no Brasil, desde o cultivo até a exportação. Durante a tarde eles participaram de um workshop. Através da formação de grupos de trabalho, os participantes buscaram soluções viáveis para os problemas que atuais que atingem o setor globalmente.
Os temas discutidos pelos grupos foram:
- Promoção e Market Share
- Engajamento do produtor
- Pesticidas
Como resultado das discursões foi definido que é necessário melhorar a promoção do uso da fibra natural do algodão frente ao poliéster, valorizar o algodão que é certificado por critérios de sustentabilidade e incentivar pesquisas para encontrar alternativas aos pesticidas químicos.
Além de Brasília
Nesta quarta os cotonicultores irão ao Goiás para visitar a sede da Associação Goiana dos Produtores de algodão (Agopa) e uma fazenda da GMS GROUP.
Após a visita, eles seguirão para Cuiabá, onde iniciaram uma jornada pelos municípios e unidades produtoras do estado, acompanhados por membros da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).
https://abrapa.com.br/2025/07/07/no-primeiro-dia-do-large-farm-week...