Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Novas tecnologias buscam roupa capaz de resfriar o corpo do atleta



Tecido indicado para a prática esportiva precisa facilitar a evaporação do suor e funciona como uma segunda pele durante a atividade física



mulher suada e cansada eu atleta (Foto: Getty Images)
Evaporação do suor é principal mecanismo para regular temperatura corporal (Foto: Getty Images)

Quando fazemos qualquer tipo de exercício ou atividade física com gasto significativo de energia, existe uma necessidade fisiológica fundamental a ser atendida, parte dos inúmeros ajustes que nosso corpo necessita para se adaptar adequadamente. Trata-se da perda de calor, que representa cerca de 75% da energia que o corpo procura transformar em trabalho. Esta carga térmica precisa ser dissipada para que a temperatura corporal não se eleve demasiadamente e eventualmente limite ou mesmo interrompa a atividade.

A tecnologia da roupa esportiva trabalha cada vez mais no sentido de facilitar esta evaporação. Já existem pesquisas que procuram incorporar ao tecido propriedades capazes de acelerar a evaporação. Neste caso seria possível admitir que usar uma roupa durante o exercício, traria um benefício maior para perder calor, ou seja a roupa literalmente “resfriaria” o corpo.

O desenvolvimento tecnológico sempre caminha no sentido de potencializar o desempenho como também proporcionar maior conforto e segurança para a prática de atividades físicas e para o esporte de alto rendimento.

A perda de calor ocorre pode ocorrer pela simples troca com o ambiente, ou seja, na medida em que a temperatura do corpo seja maior que a temperatura do ar, o corpo perde calor e dissipa parte da carga térmica. Entretanto, o principal mecanismo de perda de calor ocorre pela evaporação do suor produzido durante o exercício.

O suor, em contato com a superfície da pele, transforma-se em vapor e “rouba” calor do corpo, na razão direta de condições físicas favoráveis. Portanto, o que faz o corpo resfriar não é produzir o suor e, sim, o processo de evaporação.

Esta circunstância caracteriza uma situação durante a qual as propriedades da roupa utilizada assumem grande importância no conforto térmico durante o exercício. As roupas com tecnologia apropriada proporcionam uma situação que “transfere” o suor produzido da camada interna para a camada externa da roupa. Assim, o processo de evaporação é potencializado, e a roupa atua como uma segunda pele durante o exercício. Os tecidos que não possuem esta propriedade, encharcam a roupa de suor e acabam por representar uma verdadeira barreira para a evaporação e a consequente perda de calor.

FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/03/novas...

Exibições: 322

Responder esta

Respostas a este tópico

ta e ai,    qual e este tecido, quais marcas usa este tecido, ou qual o fio que e este tecido,  queria saber ha dinalidade dessa reportagem, ja que nao tiramos nenhm informacao.

Bom dia meu amigo Antonio,
Se você notar essa reportagem foi escrita por um doutor em fisiologia do exercício
No texto ele realmente não se preocupou com a parte técnica da questão (técnica em produção têxtil)

Ele se restringiu ao comportamento do nosso corpo perante ao uso ou não de roupas com tal tecnologia

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço