Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Novos espessantes para álcool em gel: Elo de ligação entre academia e o mercado de trabalho

Projeto inovador do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras contou com coautoria de ex-alunos do curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT

Além de oferecer curso de graduação na área de Design de Moda, a Faculdade SENAI CETIQT, organização integrante do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – também oferece cursos de graduação nas áreas de Engenharia de Produção e de Engenharia Química construídos com métodos que buscam o estímulo da atuação crítica e criativa na identificação de oportunidades e resolução de problemas existentes em nossa sociedade.

A Faculdade SENAI CETIQT possui estrutura de destaque, com plantas-piloto que reproduzem ambientes fabris e uma rede integrada de laboratórios. Foi nesse neste ambiente que nasceu o projeto alternativo para espessantes substitutos do Carbopol, material responsável pela viscosidade do álcool em gel. “Montamos uma equipe de pesquisadores dedicados a prospectar e testar opções. Um dos primeiros materiais avaliados foi a nanoceulose microfibrilada (MFC), e o resultado foi promissor”, diz João Valentim, coordenador de Engenharia de Processos do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras. A pesquisa durou cerca de 20 dias entre início dos testes e a primeira produção em escala.

A curto prazo, o projeto aumenta a disponibilidade de álcool gel no país e o produto desenvolvido é inovação em âmbito mundial. Já que não existe patente publicada sobre o assunto. Brenda Monteiro, ex-aluna da Faculdade SENAI CETIQT, atua como analista no Instituto de Inovação realizando estudos de inteligência competitiva e é membro do projeto do novo espessante. “Temos que unir forças para atender a demanda de álcool gel do setor de saúde e da população em geral. Fico feliz em fazer parte da rede de inovação que está buscando desenvolver estratégias para testar formulações alternativas para o produto. A minha trajetória acadêmica foi de grande importância para adquirir conhecimentos, com foco nas demandas reais do mercado”, disse.

O curso de Engenharia Química conta com uma metodologia de ensino alinhada às principais demandas da indústria e com as competências profissionais necessárias aos profissionais do setor. “Nos meus últimos períodos foi disponibilizado um programa de mentoria que visa o desenvolvimento acadêmico, por meio da ação voluntária de profissionais e executivos reconhecidos e valorizados no mercado de trabalho, que contribuíram para o meu desenvolvimento” finalizou Brenda.

O curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT tem como objetivo formar  profissionais com capacidade para compreender, atuar, se adaptar as constantes transformações e  promover mudanças na indústria química. Para Bernardo Queiroz, Coordenador de Empregabilidade Discente da Faculdade SENAI CETIQT: “A Coordenação tem como principal objetivo aproximar os alunos do mercado de trabalho, como também proporcionar uma formação acadêmica complementar inovadora aos alunos, para que assim possam adquirir experiências. Os alunos que participam dos programas da Faculdade SENAI CETIQT se tornam mais autoconfiantes, e com certeza potencializam novas oportunidades de trabalho.”

 O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

https://senaicetiqt.com/novos-espessantes-para-alcool-em-gel-elo-de...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 231

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço