Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Quantos insights valiosos aprendemos no BConnected 2024, que aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro, em São Paulo. O evento promovido pelo Grupo Bittencourt, sob direção de Lyana Bittencourt  trouxe assuntos relevantes sobre marcas de sucesso, franquias, IA e experiências sobre inovação, marketing e expansão de negócios. “Nosso objetivo é inspirar os participantes a desafiarem o tradicional e pensarem em como inovar e escalar seus negócios de maneira ousada”afirma Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt.

Confira alguns assuntos relevantes apresentados no evento.

Marcia Teodoro, head de consultoria do Grupo Bittencourt, falou sobre: “Novos Conceitos: Como Desenvolver Conceitos e Modelos de Negócios que Impactam e Geram Resultados”.

Segundo a profissional, os novos designs de negócios precisam ter vida e criar experiências que são somente possíveis no espaço físico. E quais seriam os pontos principais para materializar esses sonhos?

Pensar em espaços bonitos e inteligentes

Tecnologia através de dados para escolher o tipo de produto, experiência…tudo através da escuta ativa e cocriativa com o cliente

Qual o nível de experiência e serviço

Pilares estratégicos: definição do conceito no front office, storytelling da marca – pessoas – perfil diferenciado para engajar, repensar produtos e serviços. Jornada de atendimento: qual a melhor entrega de acordo com aquela marca. Parceiros Estratégicos, Tecnologia numa jornada fluída e sustentabilidade.

A The LED, solução completa para o varejo em instalação de telas, consultoria, projetos, gerenciamento e criação de conteúdos, entre outros, também esteve presente no evento através de Richard Albanesi Fundador e CEO The LED. Richard falou sobre a importância do retail media integrado com dados.

Já o arquiteto especializado em varejo, Renato Fregnani, Presidente da RDI traz o designer de varejo de um modo holístico onde entram a visão do produto, retaguarda, branding e marca, tudo para trazer uma experiência encantadora aos clientes e mais vendas.

“Os consumidores não querem apenas comprar na loja. Eles buscam uma relação emocional com a marca, além de estilo de vida, histórias autênticas e um propósito” afirma o arquiteto. Ele diz ainda que as lojas podem se conectar através do design e uma simples visita ao espaço físico pode se transformar em experiências positivas. “O Retail Design é a arte de criar espaços que transformam marcas em experiências”, conclui Renato.

“Do Conceito à Realidade: Como Inspirar Experiências Únicas pela Arquitetura e Visual Merchandising”, foi o tema da palestra de Renato Diniz Sócio-fundador e Diretor Criativo do Estúdio Jacarandá.

Segundo Renato, o Visual Merchandising colabora com a percepção de custo x benefício e traz uma série de técnicas necessárias para ser aplicadas desde o início de projeto da loja. “Não basta colocar o produto na prateleira, o cliente precisa entender o valor desse produto”, comenta Renato. Além disso, o VM padroniza a exposição da rede, a modularidade viabiliza previsão de projeto escalável, promove personalidade e iconicidade  ao conceito, organiza o percurso pela setorização ou ocasião. Também potencializa a experiência com estímulos sensoriais e conta histórias relevantes.

Sobre espaços efêmeros como pop ups ele destaca formas criativas de apresentar produtos com pontos de ativação onde a vitrine viva chama atenção com exposição e comunicação flexíveis como móveis modulares que se transformam.

É possível ainda investir em looks digitais e um ambiente que se transforma pela tecnologia.

E, quais são os resultados dessas estratégias?

Principalmente, a volta do cliente e o diálogo em toda a jornada de compra incluindo os layouts dinâmicos e histórias relevantes. “É preciso comunicar de uma forma afetiva” revela Renato que ainda pontua sobre mensagens que conversem com o consumidor, além de design icônico em elementos gráficos e paleta que direcionam a criação arquitetônica, símbolos emblemáticos presentes de forma potente e criativa no ambiente de loja e elementos lúdicos e irreverentes.

A BConnectd apresentou cases de sucesso de grandes marcas atendidas por eles.

A Rommanel, por exemplo, que está no mercado há 38 anos e começou vendendo através de consultoras, entrou no varejo em 2010 e nesse ano revolucionou seu conceito de loja, com espaços personalizados, aconchegantes e criativos. “Redesenhamos a jornada do consumidor no varejo. Não tínhamos lojas padronizadas”, afirma Fabiana Martins Diretora de Marketing e Produto Rommanel

Segundo Fabiana, a empresa voltou seu olhar para dentro e reunindo toda a equipe como o marketing, área comercial, produção e financeiro para mapear o que era importante para o negócio e as deficiências. Foram selecionados alguns pontos importantes que não haviam sido trabalhados nas lojas: iconicidade e experiência com conveniência, moda e conforto com um portfólio extenso. “Não queríamos apenas uma loja bonita, mas também replicável em espaços menores”, comenta a diretora de marketing.

Essa nova jornada reuniu: DNA da marca – conexão feminina e transformação por meio da beleza, experimentação, apropriação dos ícones da marca – borboleta, storytelling – informação de moda e produto e curadoria bem desenhada.

As máquinas de customização já existiam, mas ficaram em destaque, assim como o espaço para personalizar as embalagens de presente. “Criamos um espaço de experiência para o cliente escolher sua foto, frase, desenho que quiser, imprime na medalha de sua preferência e leva o presente na hora”, comenta Fabiana.

Foi criado também um cantinho instagramável onde podem ser realizadas lives e interação com o consumidor. Outro espaço conta a história da loja e o significado da borboleta através de painéis de LED. Dentro da iconicidade surgem móveis, displays e lustre com formatos orgânicos remetendo asas de borboleta e com as cores Rommanel.

Como resultado, a empresa teve um aumento de 37% no faturamento comparada a anos anteriores e 20% de aumento no ticket médio e atendimento na loja do Shopping Morumbi.

A marca trabalha 15 coleções de joias por ano (não é uma joia maciça, mas também não é bijuteria, é banhada a ouro) e no ano passado entraram com a prata. Sempre investem em marketing nas mídias televisivas como novelas e programas de entretenimento. São 335 lojas no Brasil, presença em 15 países, 200 mil consultoras e 8 milhões de seguidores em todas as redes sociais.

O novo modelo de loja está presente em outros estados, além de São Paulo, trabalhando a estética, o DNA da marca e o mergulho na história para trazer ao consumidor, algo de valor para um resultado positivo.

Case Sherwin-Williams: da compra da tinta à compra da pintura

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de comprar a melhor cor para qualquer ambiente, seja sua loja, casa, consultório….além disso, profissionais como arquitetos e pintores que trabalham nessa área, também buscam um espaço mais acolhedor onde possam tirar todas as suas dúvidas, quando o assunto é tinta. Faltava uma loja que ofereça experiências, além somente do produto. Foi pensando nisso que a Sherwin-Williams acaba de abrir sua loja conceito que, segundo, Marcos Correia, Diretor Comercial Sherwin-Williams, é um local inspirador, informativo, conveniente, viável e imersivo. A flagship que fica no bairro de Moema, em São Paulo reúne o Clube do Pintor com informações importantes para o profissional e todo um ecossistema de relacionamento com serviços como: App de parcelamento de serviços, plataforma de e-learning (para cursos), comunicação com pintores através de influenciadores, programa de fidelidade, e o serviço super útil: Ache seu pintor com indicação de profissionais aos consumidores. É só digitar seu CEP e o cliente identifica uma série de pintores naquela região, treinados, capacitados e validados pela Sherwin-Williams para que tenha esse processo mais facilitado. 

Espaço dedicado ao arquiteto e ao cliente e muita tecnologia com totens interativos que orientam na decisão de compra. É possível ainda realizar pesquisas de materiais e acabamentos, combinação de elementos decorativos, definição de estilos de decoração, cores e tendências. Além do óculos 3D para visualizar ambientes numa interação com o cliente.

Bruno Oliveira IT Director Domino’s, rede de pizzaria, deu dicas para se destacar digitalmente:

Esteja preparado para inovar;

Tome medidas ousadas;

Inovação é publicidade;

Desafie tudo;

Ache seu caminho.

50 anos da Hello Kitty

O evento fechou com chave de ouro com a palestra “Cinco Décadas de Magia: O Legado da Hello Kitty® e a Evolução da Sanrio no Varejo Global”, apresentada por João Paulo Martins Gerente de Licenciamento Internacional Sanrio do Brasil.

Conhecida pelo mundo todo, a Hello Kitty vai muito além dos licenciamentos de produtos, mas também proporciona experiências e realiza collabs com grandes grifes de luxo e artistas.

São mais de 400 personagens dentro da Sanrio e o Brasil é uma das 10 maiores licenciadoras do mundo.

O interessante é que Hello Kitty é super democrática: aparece desde colaborações com a grife Chanel até os maiores magazines no Brasil como Renner, Riachuelo e C&A e está presente nos mais variados produtos: de beleza, papelaria até os pets. A personagem é amada por todas as idades e ultrapassa gerações. São comercializados atualmente, mais de 50 mil tipos de produtos.

As experiências acontecem em restaurantes, hotéis, eventos, spas, salões de beleza e até no avião personalizado e exclusivo. Esses locais proporcionam o contato direto com os fãs da marca.

A novidade fica por conta da comemoração dos 50 anos, com ativações na Roda Gigante que fica no Parque Villa Lobos, em São Paulo, no mês de novembro.

“A Hello Kitty é pop, fashion, moderna e um ícone atemporal”, disse João Paulo.

A empresa faz todo um trabalho de marketing 360 para cada produto incluindo, branding, conteúdos, endo marketing, redes sociais, imprensa, design, trade, feiras e eventos, tendências e-commerce.

Receita de Sucesso:

Conexão emocional;

Traços minimalistas dos personagens;

Princípios e Valores;

Conduta ética;

Promover experiências;

Redes Sociais;

Maior proximidade com os fãs.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação

Exibições: 29

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço