Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Novos processos de reciclagem têxtil podem chegar ao mercado em breve

 
Novos processos de reciclagem têxtil podem chegar ao mercado em breve


O projeto europeu Resyntex visa transformar os resíduos têxteis em novas matérias-primas para a indústria têxtil e química.

Foi instalada uma fábrica-piloto na Eslovénia onde estão a ser testadas várias técnicas que poderão ser adotadas pela indústria. A euronews entrevistou Alexandra Lobnik, aprofessora de Engenharia Ambiental da Universidade de Maribor, na Eslovénia. "Temos que otimizar todos os processos para obter modelos económicos e de negócio apropriados, que possam atrair investidores não apenas para verem a fábrica piloto, mas para construírem unidades industriais para o tratamento de resíduos têxteis", explicou a especialista.

Algumas das técnicas desenvolvidas pela fábrica-piloto já podem ser usadas pelos industriais. "Para alguns desses resíduos têxteis, como o poliéster, por exemplo, estamos muito próximos de um modelo económico e de mercado, porque o ácido tereftálico obtido através da despolimerização do poliéster é um produto químico muito valioso, que pode ser usado para produzir novos plásticos ou novos têxteis. Ao otimizarmos o processo de despolimerização do têxtil de poliéster ou do plástico, tenho a certeza de que o processo chegará ao mercado em breve ", considerou Alexandra Lobnik.

Os europeus deitam foram oito milhões de toneladas de produtos têxteis, por ano.

https://pt.euronews.com/2020/01/06/novos-processos-de-reciclagem-te...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 596

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço