Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

NRF 2023 aposta na união do físico com o digital cada vez mais forte

O maior evento de varejo mundial, a NRF 2023, aconteceu entre os dias 14 e 17 de janeiro em Nova Iorque e, a CEO do Guia JeansWear, Iolanda Wutzl desembarcou por lá para trazer todas as novidades aos nossos leitores.

A feira trouxe exposições de produtos e tecnologias de última geração, seminários, fóruns de debates e apresentação de cases de empresas mundialmente conhecidas.

“O evento é um choque de realidade para a indústria varejista. Ficou claro nessa edição, que, cada vez mais, temos que facilitar a experiência de compra do cliente, conectando-o em todos os canais de venda, do físico ao metaverso. O varejo tem que transportar o consumidor para um outro universo, é isso que ele espera desse mercado e a NRF oferece todo o tipo de ferramenta para a realização dessa experiência”, afirma Iolanda.

Já Camila Salek, CEO da Vimmer, acredita que o varejo atual une pessoas e sustentabilidade, explorando sempre a tecnologia, porém voltando ao início do varejo para que seja mais eficiente.

“Qual é a base do varejo? A cultura, que nasce da paixão do varejista e profissionais do setor e transcende aos consumidores, provocando a formação de comunidades – cada vez mais sustentáveis em todas as esferas”, comenta Camila.

Estiveram presentes no evento, profissionais como Anish Melwani, CEO da LVMH, marca de luxo, que revelou os segredos sobre como mantém a companhia centenária em evidência na atualidade, Liz Ann Sonders, Chief Investment Strategist que abordou a situação dos mercados financeiros e as principais tendências econômicas.

Já o painel Leveraging New Technologies to Drive Customer Engagement and Loyalty produced by Visa trouxe novidades sobre a experiência dos clientes.

A alta competitividade do mercado vem forçando os varejistas a inovarem e, cada vez mais, acrescentarem a tecnologia para impulsionar o engajamento de seus prospects. Com o surgimento da web 3.0, novas tendências começaram a proliferar. Ficar atento nesse movimento, a fim de incluir aspectos que façam sentido à estratégia de aproximação com o cliente, é uma maneira de se preparar para o futuro”, conclui Mauro Oliveira, sócio da CI&T.

E continua:

“Mesmo em um mundo hiperdigitalizado e hiperconectado, como vivemos nos dias de hoje, os aspectos humanos devem ser considerados para garantir o sucesso dos negócios. A sessão “Human-centered design in a digital world” fez uma reflexão sobre o uso da tecnologia combinado com pontos de contato físicos por meio de interseção de design e storytelling. Desenvolver soluções que façam essa conexão com o lado humano deve estar entre as prioridades das empresas”.

“As pessoas acham que inovar no varejo é sair colocando tecnologia nas lojas (espelho que fala e etc) quando na realidade a Vuitton deu uma aula de como inovar fazendo muito bem o básico do varejo”, diz Rony Meisler co-fundador da Reserva e CEO da Arezzo&CO.

 

Entre os expositores da feira, a empresa GK de Israel apresentou o aplicativo MySizeID que já divulgamos aqui no Guia de Tendências. 

O diretor Javier Brandwain – Chief Commercial Officer contou sobre a tecnologia MySizeID que permite que os compradores gerem medidas altamente precisas de seu corpo para encontrar roupas e acessórios adequados por meio de um aplicativo em seu celular.

Nós aqui do @guiajeanswear já tínhamos baixado o aplicativo e realmente funciona, ótima opção para as vendas de jeans online.

O MySizeID sincroniza os dados de medição do usuário com a tabela de tamanhos do varejista e apresenta apenas itens para compra que correspondem às suas medidas para garantir um ajuste satisfatório.

Os usuários podem acessar essas informações por meio de um widget MySizeID nos sites dos parceiros de varejo.

No Brasil, a marca 7 For All Mankind já está usando e, decidiu investir e aprimorar a experiência de compras online, focando em ajudar ainda mais o consumidor a encontrar seu tamanho ideal de jeans.

 

Confira as tendências do Varejo apresentadas na NRF2023

Lojas físicas voltadas à experiência, a utilização de dados para mapear e prever o comportamento do consumidor, a sustentabilidade como pilar fundamental, foram alguns dos temas de destaque da feira da NRF em 2023.

As previsões para 2025, segundo palestra da WGSN é a transformação da mídia social em mídia de recomendação com foco no entretenimento. A cultura de massa seguirá em nichos e, principalmente pela Geração Z.

“Esses jovens serão os responsáveis pelas mudanças, que já temos acompanhado há algum tempo. Com uma criação quase que 100% no mundo digital, eles preferem conteúdos multimídias e de curta duração, tendendo a se conviver em comunidades mais nichadas, o que poderá possibilitar um aumento de criadores e plataformas voltadas aos grupos, por exemplo”, diz Renata Feltrin, diretora executiva da CI&T.

As questões ambientais continuam na pauta e, em 2025 serão ainda mais importantes com o intuito de evitar a escassez de recursos e alimento em todo o mundo.

Os movimentos migratórios, que tiveram início durante a pandemia, também foram abordados na palestra, com famílias fugindo para o campo ou cidades menores ou ainda mais perto de suas famílias, buscando bem-estar e qualidade de vida. Esses cinco anos (entre 2020 e 2025) podem vir a ser o maior da história em migração moderna.

“Indo além das realocações relacionadas à pandemia, o estudo aponta que haverá a migração moral, migração ecológica e uma nova classe trabalhadora de nômades digitais que irão desafiar o status quo”, comenta Renata.

Por fim, temos a criatividade sintética, valorizando a imaginação e poder criativo individual e coletivo que podem ser trabalhados também através da Inteligência Artificial.

Outra grande tendência abordada no evento é a união de lojas físicas e digitais.

“Lojas físicas ganham novas funções para apoiar o comércio digital e estratégias baseadas em dados impactam o sucesso das lojas físicas”, afirma Elói Assis, diretor-executivo de produtos de varejo e distribuição da TOTVS.

Atualmente não há mais como dissociar um do outro. Uma venda online, por exemplo, pode ser retirada rapidamente em uma loja física e, por consequência, o varejo físico evolui muito mais rápido com os dados digitais.

“…..a simbiose está completa: o varejo é DigitALL”, diz Elói.

Segundo Paige Thomas, CEO da Saks OFF 5TH, uma das mais celebradas varejistas do mundo, na NRF 2023 “O cliente realmente ama o negócio online. Enquanto nosso negócio de loja também está crescendo, temos uma linha de visão de que nosso e-business será maior.”

Isto foi citado em vários painéis na NRF 2023. A importância do mundo digital, dos dados, e, principalmente a importância de duas capacidades vitais do varejo: entender o cliente e entender seu próprio negócio.

Fique de olho nas principais mensagens dos CEOS que estiveram presentes nas conferências.

Ron Coughlin, da Petco

https://guiajeanswear.com.br/noticias/nrf-2023-aposta-na-uniao-do-f...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 46

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço