Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Números de agosto colocam MT no topo da produção nacional

IBGE e Conab lançaram ontem as suas estimativas e mais uma vez divergiram



Apenas no algodão há “empate técnico” entre IBGE e Conab, já que ambos projetam 2,56 milhões de toneladas

MARIANNA PERES
Da Editoria

Para o IBGE, Mato Grosso segue, por mais um mês, líder absoluto na produção nacional de grãos e fibras da safra 10/11. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) coloca o Estado na segunda posição, atrás do Paraná. Entre um ranking e outro há apenas uma diferença de cerca de 215 mil toneladas.

Conforme dados levantados no mês passado pelo IBGE e divulgados ontem, por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, monitoramento mensal do órgão, o Estado é líder na safra atual ao contabilizar 31,16 milhões de toneladas, volume que corresponde a 19,6% do total nacional projetado em 159 milhões de toneladas. A Conab, também divulgou ontem os números referentes ao 12° Levantamento de Safra, mas na apuração, Mato Grosso surge na segunda colocação, com 30,94 milhões t, superado pelo Paraná, cuja estimativa passa de 32,44 milhões.

Boa parte da divergência está na avaliação das lavouras de soja, milho e arroz. Apenas no algodão (pluma mais caroço), houve “empate técnico”, já que ambos projetam 2,56 milhões de toneladas. O Estado é líder nacional na produção de algodão, soja e milho segunda safra, pujança reconhecida pelos dois órgãos.

Na sojicultura, Mato Grosso encerrou o ciclo, ainda no primeiro quadrimestre do ano, com produção de 20,42 milhões de toneladas, expansão de 8,8%, segundo a Conab. Ainda pela Companhia, a produção estadual representará 60% do total estimado para o Centro-Oeste, em 33,93 milhões e 27% do total nacional, projetado em 75,32 milhões t. O IBGE projeta volume pouco maior, 20,82 milhões t, ante 18,78 milhões na safra 09/10.

Detalhando de forma mais clara a pesquisa, a Conab revela que somente com a produção de pluma, Mato Grosso deve colher 934,8 mil t, volume que representa alta de 60% em relação à safra passada. Na comparação com a produção do Centro-Oeste e do Brasil, a cotonicultura mato-grossense representará 78% e 47%, respectivamente.

Em relação ao milho segunda safra, ou milho safrinha, a Conab estima produção de 7,25 milhões t, recuo de 5,9% em relação ao ciclo anterior. Na comparação regional, o Estado corresponderá a 54% de um total estimado de 13,42 milhões t. O IBGE, aposta em uma produção pouco acima da Conab, 7,32 milhões, porém, também aquém do contabilizado no ano passado, 7,77 milhões t.

A rizicultura não foi consenso aos técnicos. Para a Conab, haverá expansão na oferta e para o IBGE, queda. A produção tem estimativa de contabilizar 7,2% mais em relação ao ano passado, de 742,7 mil para 795,9 mil t, segundo a Conab. O IBGE estima produção de 651,9 mil t, queda de 5%, em relação ao volume contabilizado pelo órgão na safra passada, 687,1 mil t.

BRASIL – Os dois órgãos destacam os números nacionais como recordistas. A Conab estima que a produção nacional de grãos deve chegar a 162,9 milhões de toneladas no ciclo 10/11, um resultado recorde. Com isso, o volume produzido deve ser 9,2%, ou 13,7 milhões de toneladas, superior ao do período 2009/2010.

Conforme o 12º boletim da Conab sobre a safra atual, o clima é o principal fator para o bom desempenho. “As chuvas, apesar de terem atrasado no Centro-Oeste e terem ocorrido abaixo da média em alguns meses na região Sul, aconteceram na época e na medida certas para o bom desenvolvimento das culturas de verão”.

A oitava estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas indica uma produção da ordem de 159 milhões de toneladas, superior em 6,3% à safra recorde de 2010 (149,6 milhões de toneladas) e 0,1% maior que a estimativa de julho, aponta o IBGE.

Fonte:|http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=398938

Exibições: 85

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço