Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 

Recentemente foi anunciado que a IMG, empresa que está por trás da semana de moda mais poderosa do mercado, a New York Fashion Week, irá fazer seleções mais rigorosas quanto a quem senta na primeira fila dos desfiles, segundo o The Wall Street Journal. O que antigamente era espaço exclusivo para grandes portais de moda, formadores de opinião e, principalmente, compradores, agora é tomado por blogueiros de moda. Sejam alguns deles conhecidos ou não, a verdade é que todos querem o seu lugar ao Sol, ou melhor, o seu lugar na fila A. O que, convenhamos, para muitos (não generalizando, claro), é muito mais sobre o status do que para realmente analisar a coleção e formar as suas opiniões e críticas.

    

O que aconteceu é que a empresa finalmente percebeu que, tudo bem, falar sobre o desfile na internet pode até vender, mas nada como já colocar o desfile à disposição dos próprios compradores. A indústria precisa se movimentar a todo instante, e nada melhor do que fazê-lo no ato da apresentação de seus produtos.

Fern Mallis, que comandava a IMG, declarou, em setembro do ano passado, a sua tristeza por ver como os blogueiros de moda haviam ganhado precedência sobre os compradores da indústria fashion nas semanas de moda, em questão de assentos. “Isso precisa mudar”, ela disse. Esse ano, Catherine Bennett, que comanda o IMG Fashion, anunciou a sua intenção quanto a isso. “Isso estava virando um zoológico. O que costumava ser uma plataforma para designers debutarem suas coleções para uma selecionada mídia e seus compradores, havia se tornado num período desorganizado e cansativo para a indústria realmente fazer negócios”, declarou. O The Wall Street Journal afirmou que a IMG tinha a intenção de cortar 20% dos convites de primeira fila e que, em sua maioria, incluíam blogueiros de moda.

    

Deve ser mencionado também que a “celebrificação” das semanas de moda não é culpa exclusiva dos blogs que moda, pois sua participação em um dos eventos mais consagrados na indústria tem atrapalhado o status quo de muitas maneiras maravilhosas. Mas, a crescente onda de registros de street style, a facilidade de capturar as cenas e jogar na internet em tempo real e a ascensão das “celebridades-de-repente-editoras”, acabou criando uma cultura de que as semanas de moda são espaço apenas de autopromoção e de chance de ser visto por muitos, muito mais do que realmente um lugar para fazer negócios.  

    

O fato de a NYFW banir blogueiros de moda da primeira fila causou revolta na internet. Muitos não entendiam e achavam até falta de respeito com os seus trabalhos. Mas, em tempos de globalização e do crescente acesso de toda a população a internet, qualquer pessoa pode fazer um blog e se julgar no direito de sentar na primeira fila. Resta aos profissionais que organizam os eventos de grande porte, fazerem a filtragem de quais blogs realmente entendem do assunto e o levam como trabalho sério. Blogs que fazem matérias relevantes para a indústria e que escrevem críticas construtivas, e não aqueles que possuem apenas looks do dia e posts com publicidade paga, que se preocupam muito mais em se autopromover a realmente fazer diferença no mercado.

    

E você, o que acha?

http://www.profissaomoda.com.br/materias/2014/02/nyfw-x-blogs-de-mo...

Exibições: 128

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço