Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O algodão - Inovação e responsabilidade da semente ao guarda-roupa

Inovação e responsabilidade da semente ao guarda-roupa


Que o algodão é leve e durável todo mundo sabe. Mas você conhece a origem e o trajeto que sua roupa percorre até chegar em suas mãos? 

Para começar, a fibra brasileira é cultivada de forma responsável (75% da produção possui certificação socioambiental), gera empregos, movimenta a economia, contribui para uma moda consciente e muito mais.  

Nosso país é campeão mundial em produtividade quando o assunto é o algodão sem irrigação: mais de 90% de nossas plantações dependem apenas da água da chuva para se desenvolver e dão uma verdadeira aula sobre origem consciente e inovação. 

Mas a lavoura é só o começo. Conheça toda essa jornada na sequência! 


O Algodão Responsável Brasileiro, também conhecido como “algodão sustentável”, é o ingrediente principal do movimento Sou de Algodão. Pra você entender melhor, o ABR é um programa implantado em 2012 pela Abrapa para garantir o comprometimento de sua produção com a sustentabilidade em três pilares:


Ambiental: inclui responsabilidade com a preservação do meio ambiente e uso controlado e adequado de defensivos.
Social: prevê respeito ao trabalhador e garante relações justas entre contratantes e contratados, sempre de acordo com a lei e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.
Econômico: enfatiza a saúde econômica dos negócios que envolvem o algodão, beneficiando a todos de modo justo e equilibrado e estimulando o crescimento do produto interno bruto brasileiro.


Desde 2013, o ABR atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI). Na prática isso significa que, no Brasil, para ter o licenciamento internacional, a produção precisa ser certificada ABR. Em critérios, a certificação brasileira une os 25 critérios mínimos de produção da BCI, os mesmos usados no mundo inteiro, e outros 153 adicionais relacionados com a nossa legislação.

 

produção

A terra é trabalhada para o cultivo do algodão. Com safras 1 vez ao ano, as plantas crescem, florescem e os capulhos são colhidos e direcionados para a etapa de beneficiamento.

beneficiamento

Na algodoeira (usina de beneficiamento), tudo começa com o desmanche do rolo que vem da lavoura para o descaroçamento e limpeza de todas as impurezas da pluma. Na sequência, acontece a prensagem em fardos de, em média, 220 kg e a separação de duas amostras, uma de cada lado, para as respectivas análises de características intrínsecas e extrínsecas do algodão beneficiado. Aí então é emitido o código de barras do Sistema Abrapa de Identificação (SAI) que garante 100% da rastreabilidade do algodão brasileiro.

 

fiação

É aqui que a mágica acontece! Depois de produzido e beneficiado, o algodão chega à fiação para ser transformado em fios. E é a partir daqui que a fibra começa a se transformar!

malharia e tecelagem

Nessa fase, o fio se une em tramas, formando o tecido que será utilizado na confecção de peças finais! E aqui são trabalhadas texturas, padronagens e cores, dando o pontapé inicial no processo criativo dos designers e estilistas.

confecção

É na confecção que o algodão ganha uma utilidade! Com a criatividade de estilistas e costureiros, são produzidas as peças finais com desenhos variados.

varejo

Nos pontos de venda, as peças encontram o consumidor final. É lá que você escolhe, combina, incrementa e decide como e quando aquela peça fará parte do seu dia-a-dia!

Exibições: 213

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço