Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Brasil está falindo por culpa dos sacoleiros! Tia, não faz mais isso... (Resposta de uma blogueira a noticia relacionada sobre "sacoleiras de luxo" vinculado no Uol e divulgada aqui)

Não tenho a menor intimidade com a bolsa de valores nem com os esquemas mundiais de compra e venda de produtos. Mas sei quando os produtores de soja não estão felizes e querem subir o preço, eles ''desaparecem'' o produto das prateleiras. No começo achei que era porque tinha acabado, mas só precisei dar um Google para descobrir que a soja está guardada, esperando um novo aumento ou alguma questão ligada a produção. Quem come soja brasileira na Alemanha ou Estados Unidos não precisa se preocupar, ela sempre chega, mas no meu caso, uma simples e humilde brasileira sou obrigada a sair procurando e quando acho tenho que comprar bastante para guardar, porque não sei quando os produtores vão esconder o produto novamente.

Passei um tempo fora do Brasil e quando voltei percebi a enorme dificuldade nas coisas mais simples. Tudo aqui é complicado e exige adaptação e flexibilidade. Já perdi a conta de quantas lojas pequenas vi ir a falência, quantos produtos sumiram das prateleiras sem prévio aviso e o tempo que se perde procurando as coisas, é impressionante ver como o tempo do cidadão não vale nada.

Em outros lugares se eu queria comprar era só ter o dinheiro, aqui exige uma busca detalhada na internet e conversas paralelas com outras pessoas. Gosto de perfumes, mas se quiser comprar tenho que passar horas procurando e vendo os preços. Há uns ano achei que o melhor sistema era comprar pela internet em sites estrangeiros, fiz isso várias vezes, mas o governo endureceu umas leis e de repente não valia mais a pena. Eles apertam na Receita Federal, mas não abrem o país para concorrência, somos obrigados a consumir as porcarias locais porque as marcas estrangeiras se afastam pela quantidade enorme de impostos.

E conheci na faculdade uma moça que era sacoleira de luxo, ia para Miami e comprava roupas e perfumes. Nunca comprei com ela porque achava seus preços meio salgados, mas reconheço que mesmo assim valiam a pena.

Lembro de uma estudante que estava grávida e decidimos na sala fazer um enxoval. Eu subi e desci não sei quantas ruas no centro, onde só vendem roupa de bebê, achei tudo caro, mas encontrei uma loja que vendia um macacão de algodão por cinco reais e achei o preço bom. Voltei e comuniquei isso às outras estudantes, bebê usa muito macacão de algodão, valeria a pena comprar uns como esse que vi. Mas então a sacoleira nos disse que ela venderia dez macacões de marca, que vinham com uma mochila de brinde, por trinta reais! Eram muito mais bonitos que os outros, melhor acabamento e ainda levava brinde! Diante disso compramos várias coisas para o bebê, cada um de nós colocou vinte reais na roda e conseguimos comprar um enxoval ''internacional'' para o bebê.

Mas a vida da sacoleira não era um mar de rosas. Duas vezes por mês ela pegava o avião na sexta-feira, chegava no sábado em Miami e ficava fazendo compras até o domingo à noite quando voltava para o Brasil. Para não ser pega pela receita federal não trazia eletrônicos, apenas roupa, maquiagem, tênis e perfumes.
Ela era casada, não fazia por gosto, ninguém carrega quilos de sacolas por prazer. Chegava ao Brasil, colocava etiquetas, jogava os produtos no seu site e depois entregava, era um trabalho de sol à sol, todos os dias.

Esse é um ponto que escapa ao governo brasileiro na tão famosa distância entre as ruas e os governantes. Ninguém gosta de perder tempo e todos querem consumir, não é pessoal de quem compramos ou não. Mas agora em uma matéria no site UOL disseram que os sacoleiros de luxo estão causando um prejuízo econômico enorme ao Brasil. Mas não é?

É tudo culpa dos sacoleiros! O Brasil está na merda por culpa desse pessoal que traz roupa para vender, tentando melhorar sua renda para viver em um dos países mais caros do planeta!
Os sacoleiros são culpados pela eminente falência da indústria têxtil no Brasil! E também esse pessoal que compra pela internet em sites estrangeiros levou o Brasil a quebra! Eu compro e já comprei muito, é minha culpa a inflação e falta de água em São Paulo (desculpa gente!), sou péssima cidadã!

Então pronto, é só botar todo mundo na cadeia e o problema está resolvido! O Brasil vai se recuperar economicamente o dia que os sacoleiros forem punidos!

A indústria têxtil brasileira, que já foi uma das melhores do mundo está enforcada pela roupa chinesa, são os chineses que destruíram todas as indústrias do planeta e como se isso não fosse suficiente o produtor brasileiro está afogado em milhões de impostos, na hora que a roupa fica pronta chega às lojas valendo muito, como se fosse de marca, quando na verdade não passa de um pano de chão.

Mas isso não interessa, são detalhes bobos, o problema são os sacoleiros! Não faz diferença nenhuma que a produção chinesa paralisou a indústria nem o preço alto que os produtores pagam pela matéria prima, tudo isso o governo não percebe, mas na hora de colocar a mão na cintura e jogar a culpa sobra para os sacoleiros!

É verdade que os números impressionam, a quantidade de peças de roupas que entram aqui de outros países é assustadora, mas não levaram em conta as que chegam ''oficialmente'' via China nem mencionaram os impostos pagos pelos brasileiros que tentam produzir, também são números que deixam qualquer um indignado.

E ainda diz na matéria que a existência dos sacoleiros ameaça os empregos no Brasil. E os sacoleiros não contam? A problemática deles não vale nada?
Ora, se tivesse bons empregos eles não seriam sacoleiros né? Todo mundo quer um bom emprego, coisa que depende novamente do governo, precisa reduzir a carga tributária jogada nas costas das empresas. E sacoleiro é um emprego sim, pelo menos os que conheço fazem por necessidade, não por prazer, mas se o governo acha que sacoleiro é um jeito subversivo de acabar com o país, então não sei de mais nada.

E não existe outro jeito de viver e consumir no Brasil se não for no esquema ''pirateando'' a vida, pelo menos até uma reforma tributária ser feita. Até lá as pessoas vão continuar ''catando'' as coisas e procurando preços mais justos.

Também gostaria de consumir mais e pagar pelas coisas o preço que valem, adoraria gastar menos tempo, como hoje que vou destinar metade da minha tarde procurando pela abençoada soja, apenas porque os produtores estão fazendo ''birra'' com o governo.

A indústria têxtil deveria achar um culpado mais convincente, concordo que o importante é salvar os empregos e manter as empresas rodando, até porque o Brasil sempre produziu peças de qualidade, mas ir pra cima de quem tenta sobreviver e de quem consome acusando os de derrubar tudo não é justo. Não somos o alvo correto, não depende de mim como consumidora que o governo reveja sua política de impostos nem que coloque um freio aos chineses. Se a indústria quer mudar as coisas é na porta do governo que tem que bater, eu não posso fazer nada. Estão de um lado falindo, e eu de outro estou me virando para ficar em pé, o único lado que está morrendo de dar risada e fazendo compras em Paris é o pessoal do governo. É na direção deles que deve ir toda nossa indignação e pressa para salvar as indústrias brasileiras.

FONTE: http://sindromemm.blogspot.com.br/2014/11/o-brasil-esta-falindo-por...

Por IARA DE DUPONT

Exibições: 703

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço