Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O cálculo regulatório: especialistas discutem a necessidade de legislação

A indústria da moda deverá enfrentar uma onda de legislação em toda a UE e em todo o mundo, à medida que os governos finalmente começarem a agir em relação às falsas alegações de sustentabilidade das marcas, à destruição ambiental e aos abusos dos direitos humanos. Na era do greenwashing desenfreado e do agravamento da desigualdade, estas políticas são desesperadamente necessárias.

As principais marcas de moda que vendem para a UE – o maior importador de roupas do mundo – estão a preparar-se para serem legalmente obrigadas a divulgar os seus procedimentos de devida diligência. Portanto, não é nenhuma surpresa que as marcas classificadas no Índice de Transparência da Moda tenham, coletivamente, pontuações mais altas em todos os indicadores de direitos humanos e due diligence ambiental, em comparação com o ano passado.

Mais marcas do que nunca estão divulgando a sua abordagem à devida diligência; como as partes interessadas afetadas são consultadas; riscos salientes identificados; e que medidas são tomadas para enfrentar esses riscos e os resultados, tanto no que diz respeito aos direitos humanos como à devida diligência ambiental. A futura legislação sobre a devida diligência, incluindo a Diretiva de Devida Diligência de Sustentabilidade Empresarial (CSDDD) e a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) a nível da UE, contribuíram para esta melhoria, tal como esforços semelhantes no Japão , na Alemanha, nos EUA e muito mais.

Mas nem tudo são boas notícias. As principais marcas de moda continuam a ser muito mais fortes na descrição dos riscos identificados, social e ambientalmente, do que nos resultados e impactos da devida diligência. A transparência dos processos de due diligence é fundamental – mas é vital que as marcas também divulguem os seus impactos e resultados. A transparência sobre a forma como as marcas cumprem os seus compromissos é o mínimo que podemos esperar e, no entanto, muitas marcas ainda estão relutantes em fazê-lo até que sejam legalmente obrigadas a fazê-lo – o que, com a próxima legislação, esperamos que aconteça muito em breve.

Para aprofundar este tópico, convidámos uma série de especialistas da indústria e decisores políticos para apresentarem as suas perspectivas sobre a necessidade de maior transparência e legislação rigorosa para enfrentar as questões mais prementes da indústria da moda. Aqui, você pode explorar alguns pontos de vista apresentados no Índice de Transparência da Moda 2023.

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A INDÚSTRIA DA MODA NÃO DEVE CAUSAR DANO

Seema Joshi,  diretora de campanhas de moda e TI, STAND.EARTH

A indústria da moda enfrenta um escrutínio crescente para “não causar danos”. Como principal emissor global, a indústria da moda tem a responsabilidade de tomar medidas proporcionais e proativas para prevenir, identificar e abordar os impactos humanos, ambientais e climáticos nocivos provenientes das suas fábricas e cadeia de abastecimento. Apesar desta responsabilidade descomunal, de acordo com as conclusões do Índice deste ano, apenas 22% das marcas divulgam os resultados das medidas tomadas para abordar as questões ambientais identificadas como parte da sua devida diligência ambiental e menos ainda (20%) divulgam os resultados dos seus devidos direitos humanos. diligência. 

Não é coincidência que os locais onde muitas marcas de moda deslocalizam a grande maioria da sua produção sejam áreas com poucos recursos no Sul Global – onde os direitos humanos e as proteções ambientais são muitas vezes mal aplicados e as empresas podem exportar de forma barata os produtos e os lucros de volta para outros países. países ocidentais. À medida que as marcas de moda exigem mais produtos e entregas mais rápidas, o seu fracasso em abordar os direitos humanos e os abusos laborais, o aumento da poluição, do consumo e do desperdício que estão a causar é, em si, um acto prejudicial.

A acção judicial, juntamente com regulamentações emergentes na Europa e na América do Norte, mostra a importância de os intervenientes da indústria serem capazes de provar que agiram de forma responsável em todos os níveis de produção. O Índice de Transparência do Fashion Revolution é uma referência inestimável do setor, que as empresas podem usar para mostrar que tomaram as medidas corretas e cumpriram as leis e padrões internacionais relevantes. Isto, em troca, poderia protegê-los contra acusações de mau comportamento.

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“À medida que a onda de due diligence da cadeia de abastecimento e legislação de relatórios que está a ser promulgada globalmente continua a crescer, o aumento resultante no volume de marcas de vestuário e retalhistas que optam por partilhar os dados dos seus fornecedores no Open Supply Hub é notável – e encorajador. Se esta legislação pretende alcançar o que foi concebido para (melhorar as condições nas cadeias de abastecimento globais), em vez de ser apenas um exercício de verificação, os dados da cadeia de abastecimento devem ser partilhados abertamente e num formato que permita às organizações trabalhar com eles de forma prática. e eficiente – legível por máquina e disponível para download como arquivo Excel ou CSV. Por sua vez, isto irá acelerar as oportunidades de colaboração, à medida que as organizações forem rapidamente capazes de identificar ligações partilhadas em locais de produção globais. Aplaudimos as marcas que se adiantaram para fazer exatamente isso.”

Natalie Grillon,  Diretora Executiva, Open Supply Hub

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PROGRESSO LENTO E O RELÓGIO DA MUDANÇA

Urska Trunk,  gerente de campanha, Changing Markets Foundation

No domínio da moda, governos de todo o mundo prometem finalmente regulamentar uma indústria há muito atormentada por práticas insustentáveis. Uma onda de legislação que se aproxima deve servir como um alerta para a indústria da moda de que dar prioridade à sustentabilidade genuína já não é opcional, mas sim necessário.

No entanto, de acordo com os dados do Índice de Transparência da Moda deste ano, é como se a indústria da moda tivesse perdido o memorando. O progresso em termos de transparência e práticas sustentáveis ​​é frustrantemente lento, sugerindo que muitas marcas podem estar apenas a defender as práticas verdes da boca para fora e acabarão por ficar para trás no rescaldo da tempestade regulamentar. Numa indústria que afirma priorizar práticas éticas e responsáveis, deveria ser comum que as marcas partilhassem abertamente informações sobre os tipos de fibras que utilizam. Esta transparência serve de base para construir confiança e promover o consumo responsável. No entanto, mais de dois terços (71%) das marcas ainda estão atentos a esta questão e não divulgam a percentagem ou toneladas de fibras utilizadas.

Embora 51% das marcas tenham divulgado estratégias, roteiros ou metas de materiais sustentáveis, surge uma disparidade gritante quando comparada com os meros 27% de marcas que relatam ativamente o progresso na redução da dependência de fibras virgens baseadas em combustíveis fósseis. Isto levanta uma questão crítica: pode realmente existir uma estratégia de materiais sustentáveis ​​sem abordar a necessidade de reduzir tanto os materiais sintéticos virgens como os reciclados?

A abordagem selectiva da indústria à sustentabilidade, que convenientemente ignora a ligação entre os produtos sintéticos e o modelo destrutivo da fast fashion, cheira a greenwashing. Apesar da estratégia da Comissão Europeia para os têxteis sustentáveis ​​destacar esta ligação, a indústria continua a fechar os olhos. Surpreendentemente, a nossa investigação de 2022 revelou que um quarto das grandes empresas de moda aumentou a sua dependência de fibras derivadas de combustíveis fósseis durante a emergência climática. Além disso, o nosso website greenwash.com revela que a principal estratégia de materiais de sustentabilidade das marcas envolve fabricar roupas a partir de garrafas de plástico; uma falsa solução, pois é muito mais provável que estes itens acabem em aterros sanitários do que se fossem reciclados em garrafas.

Além disso, as marcas também estão relutantes em enfrentar a superprodução e a poluição por microplásticos. Apenas 12% das empresas de moda, contra 15% no ano anterior, divulgam a quantidade de produtos produzidos anualmente. O mais decepcionante é que, à medida que os estudos continuam a lançar luz sobre os impactos devastadores dos microplásticos no ambiente e na saúde humana, menos de um quarto das marcas (22%, abaixo dos 24% do ano passado) divulgam o que estão a fazer para minimizar o impacto das microfibras. Esta discrepância entre as grandiosas reivindicações de sustentabilidade e o lento progresso nestas questões cruciais expõe o lado negro do greenwashing.

Passada uma década desde o trágico incidente do Rana Plaza, o lento progresso da indústria é desanimador. No entanto, a próxima legislação oferece esperança para remodelar o cenário, aumentar a sustentabilidade do vestuário e responsabilizar as marcas. Irá desferir um golpe nas táticas insidiosas de lavagem verde e exigirá provas substanciais para alegações de sustentabilidade. Isto irá restaurar a confiança, capacitar os consumidores e encorajar práticas genuínas de sustentabilidade, deixando para trás os dias de reivindicações vagas e promessas vazias.

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“O modelo fast fashion que explora tanto as pessoas como os recursos finitos do planeta tem de acabar. O bem-estar das pessoas e do planeta tem precedência sobre a busca de lucros da indústria têxtil. As cadeias de abastecimento têxtil mostram que os direitos humanos e as consequências ambientais atravessam fronteiras e a nossa responsabilidade é global. Muitas medidas e compromissos voluntários por parte das empresas deram um passo importante na direção certa, mas a realidade mostra que estão longe de ser suficientes. Nós, como UE, devemos dar o exemplo e garantir que os têxteis vendidos nas nossas lojas garantem elevados padrões ambientais e humanos

padrões de direitos. Para conseguir isso, precisamos de legislação vinculativa. É por isso que apelo a uma legislação europeia que garanta que a moda não seja produzida à custa da destruição ambiental e de vidas humanas. Como relator na Comissão do Ambiente para os têxteis sustentáveis, luto por isso!»

Delara Burkhardt,  Membro do Parlamento Europeu, Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas

 

Você pode ler mais sobre a legislação futura e como as marcas estão respondendo a essa mudança na edição de 2023 do Índice de Transparência da Moda.

 

Foto do cabeçalho por Wesley Tingey no Unsplash

https://www.fashionrevolution.org/the-regulatory-reckoning/

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