Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O tradicional pano de prato com ar moderninho. (Foto: Divulgação iBacana)

Minha mãe sempre me dizia: para saber sobre a limpeza de uma casa, preste atenção aos panos de prato e de chão! Nunca mais esqueci essa frase e, mesmo sem concordar muito, sempre que vejo um desses dois itens em alguma casa, me pego prestando atenção e relembrando o ditado.

O que ela queria dizer com isso era que essas duas peças, tão essenciais em uma casa, podem retratar o cuidado com o ambiente. Se eles estiverem em bom estado, mesmo velhinhos, e limpos, mostram que os donos se preocupam com os detalhes. Mesmo com teorias contrárias a isso, concordo que, principalmente o pano de prato, reflete um pouco dos donos daquele local.

Podem ter um ar tradicional, clássico, retro ou moderno. Lisos, floridos, listrados, bordados e até engomados. São muitas variações e para todos os gostos. Além do estilo, é importante escolher a qualidade do item – se saem tinta, se soltam muitos pelos ou o tecido é ruim e não seca. Parece besteira, mas imagine ter a louça cheia de pelos e fiapos? Trabalho em dobro.

Itens de qualidade e com estampas divertidas unem eficiência e decoração. (Foto: Divulgação iBacana)

Seguem algumas dicas para ter esse item em casa, com charme, qualidade, praticidade e eficiência!

- Use um pano para secar as louças e outro para as mãos. Isso evita que as bactérias fiquem zanzando de um canto para o outro. Afinal, estamos lidando com umidade – que todo bichinho adora – e resíduos de alimentos. Para não confundir use os atoalhados ou até toalhinhas para as mãos. Assim, você já estabelece qual modelo é para aquela finalidade.

- se optar por tecidos coloridos, certifique-se que não soltam tinta ou se prepare para lavá-los separadamente.

- os atoalhados são ótimos, mas depende da qualidade. Alguns soltam muitos fiapos. Eu costumo prestar atenção antes de comprar ou os deixo para as secar as mãos.

  aqueles feitos de pano de saco, muitas vezes vendidos no farol ou feira livre, são ótimas opções, pois tem um poder de absorção maior.

- em casa costumo deixar alguns para o cotidiano, que são aqueles mais velhinhos e coloco outros, mais bacanudos, no final de semana, quando estou em casa e posso apreciá-los por mais tempo ou quando vou receber alguém.

- eu sou daquelas que coloco tudo na máquina de lavar. A minha teoria é roupas de uso pessoal, cama, mesa ou banho foram feitas para serem lavadas em máquina. Hoje em dia, com a popularização desse objeto nas casas, os fabricantes fazem, ou deveriam, testes reais para lançar as peças. Prefiro gastar meu tempo com outras coisas, do que ficar programando a lavagem à mão dos paninhos. Se eles se desfazerem, uma pena, foi bom enquanto durou.

- os especialista em limpeza são mais radicais na periodicidade de lavagem. Eu costumo lavá-los sempre que eles estão muito úmidos e os lavo com outras peças de cozinha, como toalhas de mesa e guardanapos.

- para quem é mais preocupada com bactérias e afins, indico lavar os panos com água quente e água sanitária.

http://br.mulher.yahoo.com/blogs/pode-entrar/o-charme-pano-prato-03...

Exibições: 730

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço