Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


O design é o diferencial para pequenos negócios do segmento de vestuário se manterem competitivos e conquistarem bons resultados de vendas internacionalmente.


Gestão de design

Implementar a gestão do design pode começar com ações simples, como discutir e listar com a sua equipe os principais problemas do departamento de criação da sua empresa.

  • Planeje contratar designer para a sua empresa, mesmo como consultor. Este profissional será capaz de aplicar técnicas para equacionar, comparar e selecionar os melhores requisitos para o produto em função do público-alvo e das limitações do projeto.
  • Busque fornecedores de insumos mais eficientes, visando a melhoria do controle de parâmetros ambientais, como de materiais sintéticos recicláveis, fibras naturais orgânicas e naturalmente coloridas, por exemplo.
    • Estreite parceria com o setor varejista. Esta estratégia poderá ajudar a monitorar a venda dos produtos, aplicar técnicas de análise do perfil e da satisfação dos consumidores no ponto de venda, além de avaliar a aceitabilidade do produto no mercado.
    • Utilize softwares especializados em desenho para confecção, exemplos são a Audaces Idea e Kaledo (Lectra) especializados em estamparia, desenho artístico, ficha técnica. Para as empresas que ainda não podem investir muito, os programas Corel Draw e o Ilustrador são eficientes, porém não possuem módulo para ficha técnica.
    Diferencial

    O documento "Design Competitivo - Vestuário" mostra o design como o diferencial para pequenos negócios do segmento de vestuário se manterem competitivos e conquistarem bons resultados de vendas internacionalmente.

    A aplicação de técnicas projetuais por profissionais capacitados é a melhor estratégia para obter alto grau de conhecimento do usuário e, dessa forma, agregar requisitos importantes ao produto, como brasilidade, conforto, segurança, utilização de matérias-primas e processos de baixo impacto ambiental e técnicas colaborativas.

    No processo de desenvolvimento de uma coleção é possível definir quais são as principais abordagens que devem ser utilizadas pela análise do modelo de negócio da empresa.

    A metodologia geralmente escolhe a melhor abordagem com base no planejamento do projeto, onde se define público-alvo, mercado, materiais, processos de fabricação, logística, entre outros itens importantes.

    Posteriormente o cronograma é desenvolvido, onde são definidos parâmetros de coleção, pesquisa de tendência, desenvolvimento de soluções que são testadas, adequadas e detalhadas para a produção.


    Baixe o documento

    Clique para baixar "Design competitivo - Vestuário", em pdf.

    Design competitivo - vestuário

    http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/O-design-compet...


Exibições: 420

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço