Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Rodrigo Fraga: irmão de Ronaldo Fraga comemora 20 anos de carreira com evento multimídia; abaixo algumas criações

Um verdadeiro criador de moda sabe que o seu trabalho não se resume a uma apresentação na passarela. A moda está nas ruas, no cinema, na fotografia, no teatro e em qualquer manifestação onde haja gente. Muito mais do que um vai e vem de modelos esbeltas, a moda é uma linguagem. É por acreditar na complexidade de seu ofício que o estilista de moda masculina e figurinista Rodrigo Fraga vai comemorar os seus 20 anos de carreira com um evento multimídia, que ocorre quinta-feira, a partir das 22h, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Na noite, haverá desfile, mostras de fotografia e vídeos, além da apresentação de "Uma Lembrança Feliz de Dias de Flores", o primeiro curta-metragem assinado pelo estilista em parceria com a Alicate Conteúdo Audiovisual.

"Será o primeiro evento de moda nesse local que é tão tradicional para a cidade", diz Rodrigo Fraga. O Palladium era a maior e mais sofisticada sala de cinema de Belo Horizonte. "Ele foi comprado pelo Sesc, reformado e transformado em centro cultural." E é justamente esse apelo - o cultural - que Fraga quer associar ao seu trabalho. "Estudei moda em Londres e, quando voltei, tudo aconteceu muito depressa. Quando vi, estava desfilando no São Paulo Fashion Week", diz o estilista mineiro, que é irmão de Ronaldo Fraga, um dos mais festejados criadores da moda nacional. "Eu acabei tendo muita visibilidade, mas não tinha produção para atender aos clientes." O estilista deu um tempo nos desfiles e foi em busca de um caminho comercial. No meio tempo, assinou figurinos como o do espetáculo O Homem da tarja preta, com texto de Contardo Calligaris e direção de Bete Coelho (2009). Atualmente, Fraga reestrutura sua linha casual - para vender em multimarcas e em uma loja virtual - e investe no trabalho de roupas sob medida para noivos, em seu ateliê. "Acredito que me libertei de ser 'o irmão de Ronaldo Fraga'. As pessoas perceberão que somos diferentes."

Para reforçar sua personalidade como criador, Fraga reuniu artistas e suportes variados para mostrar no Sesc Palladium. A noite terá a exposição fotográfica Retroporâneo, com 22 trabalhos realizados em parceria entre fotógrafos e stylists, que interpretaram as criações de Fraga. Entre os fotógrafos convidados estão Wéber Pádua, Márcio Rodrigues, Tom Andrade e Daniela Nogueira. A noite também vai apresentar vídeos que traduzem o universo do estilista. São eles: Double face (Brutal Produções), T-shirt Me Up (Chá Gelado) e Home Made (Queima Filmes).

Mas o ponto alto, de acordo com Fraga, será a apresentação do curta "Uma Lembrança Feliz de Dias de Flores", do qual é roteirista e diretor. De acordo com Fraga, o filme foi realizado em preto e branco e se passa nos anos 30. A estrela do filme é o modelo americano Trevor Pedrowski, que já fez campanha para a Prada. "O curta vai funcionar como uma campanha da minha linha 'Costura Especial', de roupas sob medida", diz Rodrigo Fraga. O filme de estreia do estilista vai estar disponível em seu site e será inscrito em festivais de curtas-metragens. "Adorei a experiência. Minha intenção é fazer um filme por ano."

A noite será coroada por um desfile com os looks do acervo de Fraga, com peças de várias coleções. "São roupas que resumem o DNA da minha marca, que serão mostradas em produções contemporâneas", diz Rodrigo Fraga, para quem o mercado brasileiro sofre com a falta de temporadas exclusivas de moda masculina, como ocorre no exterior. "Falta atenção a esse segmento, para poder despertar o desejo de consumo no público masculino." Para o estilista, já se foi o tempo em que homens não se preocupavam com a moda. "Creio que a mulher não quer mais a função de 'produzir' o figurino do homem. Ela quer que venha pronto."

Paralelamente, o estilista turbina o atendimento personalizado para noivos - nicho descoberto por acaso e que vem se propagando no "boca a boca". "As noivas recebem toda a assessoria, seja das amigas, da família ou do mercado. Já os noivos, ficam sozinhos na escolha da roupa para o casamento", diz Fraga, que propõe soluções que fogem do lugar-comum. "Sugiro tecidos diferentes, modelagem ajustada e combinações que fogem do protocolo, como terno com tênis. São peças que podem ser usadas em outras ocasiões, depois da cerimônia."

E assim, unindo expertises e desmistificando o métier, Fraga imprime o seu olhar de criador. "Sempre vi cinema na moda e a moda no cinema. São coisas que dialogam muito bem, feito goiabada com queijo", diz, como bom mineiro que é.

Fonte:|http://www.valor.com.br/cultura/2628830/o-estilista-que-precisa-se-...

Exibições: 411

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço