Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O futuro da moda: inteligência artificial e sustentabilidade estão no radar

É o que aponta a quinta edição do Focus Fashion Summit, que contou com a presença de marcas de moda e empresas confeccionistas de diversos segmentos.

Um encontro de profissionais da indústria têxtil, empreendedores, estudantes e marcas para apresentar inovações e discutir tendências de moda para os próximos anos: foi assim o Focus Fashion Summit, já em sua quinta edição. O maior evento deste setor na América Latina aconteceu em São Paulo, entre 7 a 9 de novembro, com uma programação de conteúdos sobre inteligência artificial, sustentabilidade, marketing e muitos outros temas.

Idealizado e produzido pela Focus Têxtil, a edição deste ano teve o dobro de tamanho e recebeu mais de 120 expositores e 25 palestrantes durante os três dias de atividades. "O nosso objetivo é explorar o futuro do segmento como um todo, além de apresentar estratégias e práticas que abordam temas relevantes e atuais por meio de palestras e conteúdo apresentados por grandes nomes do mercado", explica o diretor executivo da marca, Yoni Stern.

Amostras de tecido expostas no evento — Foto: Divulgação Amostras de tecido expostas no evento — Foto: Divulgação

Com mais de 80 anos de história, a empresa é uma das ​​maiores distribuidoras de artigos têxteis da América Latina, e atende diversos segmentos, como feminino, masculino, activewear, lingerie, beach, uniformes, denim, infantil, meias, home, calçados e acessórios. São mais de cinco mil clientes e acima de seis mil produtos.

O futuro da moda

Entre as novidades do Focus Fashion Summit deste ano está o Hub de Soluções, um espaço com mais de 80 empresas confeccionistas de diversos segmentos com o objetivo de ajudar pequenas marcas e estilistas a encontrar novos produtores, como destaca o diretor comercial da Focus Têxtil, Renato Hojda: "Dentro desse hub, queremos fomentar ainda mais o networking e o empreendedorismo para que todos possam contar com oportunidades de investimentos, parcerias de negócios e mentorias futuras."

Para inaugurar a programação, o coordenador de pesquisas e insights da Focus Têxtil, Alê Morita, conduziu uma das palestras mais aguardadas sobre as principais tendências para o verão 2024-25. "Realizamos uma pesquisa excepcional que inclui desde os principais bureaus de estilo internacionais até coberturas dos maiores eventos de moda do mundo para levar ao público e clientes o máximo de informação e estratégia", afirma.

Focus Fashion Summit apresentou as principais tendências de moda para a próxima estação — Foto: Divulgação Focus Fashion Summit apresentou as principais tendências de moda para a próxima estação — Foto: Divulgação

A inteligência artificial na moda e na publicidade esteve nos discursos do chief artificial intelligence officer da Exame, Miguel Lannes, e do executivo de negócios, varejo e e-commerce da Meta, Felipe Meretti, que abordaram o uso dessa tecnologia no segmento e como a criatividade ao explorá-la pode ser a chave para atrair e fidelizar um público.

Para falar de marketing de influência, o evento contou com a participação da influenciadora Vivi Nascimento e do CSO da Spark Influencer Marketing, Rafael Coca. A dupla discutiu o protagonismo dos creators na indústria e a importância de parcerias entre marcas e criadores de conteúdo com autoridade sobre os temas que divulgam.

Focus Store no Focus Fashion Summit — Foto: DivulgaçãoFocus Store no Focus Fashion Summit — Foto: Divulgação

Enquanto isso, a sustentabilidade foi protagonista do talk "Moda com Propósito" e da palestra com representantes do Instituto Focus, Grupo Soma, Pernambucanas, Renner e Riachuelo, que apresentaram iniciativas sustentáveis dentro da cadeia têxtil.

Além de promover o evento, a Focus Têxtil também administra há dez anos o Instituto Focus Têxtil, com objetivo de fomentar a sustentabilidade no mundo da moda por meio de ações de conscientização e desenvolvimento social. Durante a edição deste ano, a organização forneceu mentorias exclusivas e apresentou cases de empreendedorismo para o público que esteve por lá.

De acordo com o diretor executivo Yoni Stern, as expectativas só aumentam. "O Focus Fashion Summit cresceu muito desde a sua primeira edição e queremos que o próximo ano seja ainda melhor. Já recebemos alguns feedbacks muito positivos do público e saber que estamos impactando os nossos clientes é o que nos motiva a continuar", crava.


Por Estúdio de Criação / EGCN

https://vogue.globo.com/marcas-parceiras/noticia/2023/11/o-futuro-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço