Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O futuro da moda é na inclusão e diversidade, defendem especialistas

Carol Ribeiro, Isa Silva e Robertita debatem o futuro da moda no que se refere à diversidade de gênero, raça, corpos e idade em participação na 8ª edição do Power Trip Summit, de Marie Claire.

Carol Ribeiro, Robertita e Isa Silva — Foto: LuPrezia e KenjiNakamura

Carol Ribeiro, Robertita e Isa Silva — Foto: LuPrezia e KenjiNakamura

Quando Carol Ribeiro começou na carreira de modelo, 27 anos atrás, pouco se falava sobre diversidade. Mais: as modelos pouco falavam. "Comecei em 95, era um mercado totalmente diferente, muito mais duro, a gente tinha muito medo de falar", diz. "A modelo não tinha voz, era simplesmente uma imagem. Apesar de ainda lenta, hoje vejo uma evolução", continua ela em participação no Power Trip Summit, de Marie Claire, nesta segunda-feira (7).

Se o mundo da moda era cruel com modelos consideradas 'padrão', multiplique essa equação se a fala é sobre mulheres trans ou com corpos grandes. A modelo e produtora de conteúdo digital Robertita, lembra que ficou surpresa ao ser convidada, em 2015, para posar para uma marca de roupas. Agora, em 2022, após acompanhar de perto a Semana de Moda de Paris, ela se prepara para cruzar a passarela em seis desfiles na São Paulo Fashion Week. "Sete anos depois estamos num lugar onde as pessoas estão mais atentas. Discursos e questões incômodas nos levam para um lugar de evolução", avalia ela.

"Paris foi esse espanto pela ausência de corpos e imagens como a minha. Isso causa estranhamento, o povo fica chocado mesmo. Mas no fim das contas, estamos criando ferramentas para que um dia fique muito confortável para pessoas iguais a mim."

Isa Silva — Foto: LuPrezia e KenjiNakamura

Isa Silva — Foto: LuPrezia e KenjiNakamura

A estilista Isa Silva, da marca Isaac Silva, defende que diversidade é investir em uma moda que caiba em todos e que as pessoas se sintam representadas. "Diversidade é o que de mais lindo a gente pode trazer para o mundo atual", afirma.

Carol, Isa e Robertita participaram da mesa Moda: Para Onde Estamos Indo, mediada pela editora-chefe de Marie Claire, Roberta Malta. "A gente tem que entender que moda é cultura", diz Isa. "Acredito e vou brigar muito por incentivos para a moda a partir de primeiro de janeiro (no novo governo). Fazer roupa é cultural."

Robertita — Foto: LuPrezia e KenjiNakamura

Robertita — Foto: LuPrezia e KenjiNakamura

As três são unânimes ao afirmar que o futuro - urgente - é uma moda mais inclusiva. "Temos muitas pessoas que só querem uma oportunidade. É preciso ter um olhar carinhoso para isso. O direito de trabalhar, distribuir sua arte e fomentar o que elas acreditam", diz Robertita.


"Quero que essa moda tenham mais pessoas da periferia, mulheres pretas trabalhando. Temos mentes criativas maravilhosas no nosso país. Quero me encantar com essas pessoas, esse é o futuro que eu espero pra já", defende Isa. "As máscaras estão caindo, o que fica é a verdade. Acho que leva 10, 20 anos, mas cada vez mais a gente vai querer o que é real, o que é palpável", diz Carol. "A moda no Brasil terá um lugar mais brasieliro, valorizando o que é nosso. O futuro é uma moda muito mais aberta", aposta.

E Carol pretende acompanhar de perto. "Estou com 43 anos hoje. Sempre perguntam quando vou parar. Quer saber? Só vou parar quando não aparecer mais trabalho. A moda está muito mais democrática."

Carol Ribeiro — Foto: LuPrezia e KenjiNakamura

Carol Ribeiro — Foto: LuPrezia e KenjiNakamura

A 8ª edição do Power Trip Summit é uma realização de Marie Claire, com patrocínio de Magalu, Alexa, Claro, Merz Aesthetics e O Boticário. Apoio de Ornare e Blue Note.


Por Kellen Rodrigues

Exibições: 42

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço