Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O grupo espanhol do têxtil Blanco entra com pedido de insolvência

A cadeia espanhola de lojas de roupas Blanco, presente em 27 países com cerca de 2.000 empregados, entrou com pedido de insolvência, reconhecendo seus "graves problemas económicos e financeiros desde o início da crise econômica na Espanha".

"Depois de meses de trabalho duro para tentar superar esta situação, a cadeia de lojas Blanco se viu obrigada a dar entrada no pedido de insolvência para o conjunto das empresas componentes do grupo, com o objetivo de manter a viabilidade da empresa e de proteger os interesses de seus credores, empregados, fornecedores e clientes", explicou o grupo em um comunicado.


O grupo Blanco conta com aproximadamente 300 lojas espalhadas por 27 países, dentre os quais a Espanha, França, Portugal, Reino Unido, México e também na Rússia. Segundo a imprensa espanhola, a cadeia emprega cerca de 2.000 pessoas.

Grupo familiar fundado em 1960 por Bernardo Blanco. A cadeia abriu sua primeira loja em Bilbao (norte da Espanha).

A marca diz ter sofrido com a recessão que assola a quarta economia da zona do euro desde o fim de 2011: "a situação econômica delicada, com a qual sofre o país e que atinge de maneira muito específica os mercados de crédito e de consumo, obriga esta empresa a empreender uma profunda reestruturação, com a entrada do pedido de insolvência", especifica grupo.

Daqui em diante, Blanco vai se concentrar na "adaptação de seu tamanho às novas condições macroeconómicas", "na renegociação das dívidas com seus principais credores" e "na busca de novos financiamentos que o grupo espera obter de seus credores bancários ou com a entrada de novos parceiros".

O setor do têxtil espanhol, conhecido por suas marcas Zara e Mango, viu muitas marcas mais modestas darem entrada no pedido de solvência nos últimos meses, atingido pela queda do consumo neste país onde uma em cada quatro pessoas em idade laboral se encontra desempregada.

Segundo a Associação dos Profissionais do Têxtil, Acotex, o volume de negócios do setor recuou 1,12% em 2012 para 16,99 bilhões de euros e já acumula, desde o início de 2013, uma queda de 8,7%.

http://pt.fashionmag.com/news/O-grupo-espanhol-do-textil-Blanco-ent...

Exibições: 197

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço