Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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O guarda-roupa do bem-estar: em conversa com o Dr. Taylor Brydges

Como parte da nossa série Instagram que explora o conceito de guarda-roupa de bem-estar, falámos com o Dr. Taylor Brydges, um dos autores do relatório Guarda-roupa de Bem-estar, encomendado pelo Gabinete Ambiental Europeu, sobre as principais conclusões do relatório.

 

Fashion Revolution (FR): Vamos à primeira questão. Qual é a economia do bem-estar?

Taylor: A economia do bem-estar é uma alternativa ao modelo económico baseado no PIB que conhecemos. Este modelo convencional tem sido fortemente criticado pelo seu impacto ambiental insustentável e pela sua incapacidade de satisfazer as necessidades humanas básicas. Curiosamente, a investigação demonstrou que as nossas economias baseadas no consumo não nos tornaram necessariamente mais felizes; muitas vezes há uma desconexão entre felicidade e bem-estar quando certos limites de renda são atingidos.

 

FR: Você pode explicar como a economia do bem-estar muda o foco na indústria da moda?

Taylor: Certamente. A economia do bem-estar muda o foco para a satisfação humana. Abrange necessidades fundamentais como alimentação, água, segurança e necessidades emocionais e sociais, como trabalho significativo e envolvimento comunitário. A transição para uma economia do bem-estar envolve afastar-se das economias centradas no crescimento, alinhar-se com as fronteiras planetárias, reduzir a desigualdade e melhorar o bem-estar humano geral.

 

FR: Por que precisamos de uma economia de bem-estar para a moda?

Taylor: Ótima pergunta! A necessidade de uma economia do bem-estar na indústria da moda decorre do facto de muitos dos atuais esforços de sustentabilidade poderem ser entendidos como abordagens de crescimento verde, que, na sua essência, ainda dão prioridade aos ganhos económicos em detrimento de ações significativas em matéria de sustentabilidade ambiental e social.

 

FR: É crucial abordar as questões sistémicas mais profundas da indústria da moda, em vez de nos concentrarmos apenas em iniciativas superficiais. Você pode fornecer exemplos de como essa abordagem pode ser mais significativa?

Taylor: Certamente. Por exemplo, algumas marcas introduzem pequenas coleções “ecológicas”, representando apenas uma fração das suas ofertas. Isto permite que práticas insustentáveis ​​persistam, contribuindo significativamente para as emissões globais de carbono, o esgotamento de recursos e a perda de biodiversidade.

 

FR: Trata-se de ir além dos esforços simbólicos de sustentabilidade e implementar mudanças abrangentes. Como seria uma economia de bem-estar para a moda?

Taylor: Prever uma economia de bem-estar para a moda envolve a adoção de quatro princípios-chave descritos no nosso relatório, “The Wellbeing Wardrobe”.

Primeiro, precisamos estabelecer limites. Numa economia do bem-estar, estabelecemos limites de utilização e consumo de recursos, ao mesmo tempo que mostramos às pessoas como viver bem dentro desses limites. Os exemplos incluem a adoção do slow fashion, o apoio ao conserto de roupas e a conscientização sobre a reutilização e remodelação de roupas. A melhoria da transparência dos dados também é crucial para acompanhar o progresso. 

Em seguida, é necessário promover a justiça. Para garantir a justiça global e intergeracional, precisamos de sistemas equitativos de distribuição de riqueza. Isto envolve iniciativas de moda ética que defendem condições de trabalho justas e discussões sobre os benefícios da produção local.

 Terceiro, devemos criar modelos de governação saudáveis ​​e justos. São essenciais processos de governação robustos e participativos que enfatizem a inclusão, o diálogo aberto e a diversidade. Estes processos incentivam a capacitação e o envolvimento das partes interessadas em todos os níveis da indústria da moda.

E, finalmente, devemos adotar novos sistemas de intercâmbio: modelos inovadores garantem que a indústria da moda prospere, ao mesmo tempo que satisfaz as necessidades de bem-estar humano e ambiental. Os exemplos incluem empresas B, ecoempreendedores, trocas e compras de segunda mão, todos com o objetivo de criar um ecossistema de moda sustentável e equitativo.

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FR: Como pode o conceito de economia do bem-estar abordar as desigualdades globais na cadeia de abastecimento da moda?

Taylor: Este é um aspecto crucial do impacto da economia do bem-estar. Ao fazer a transição para uma economia do bem-estar, devemos considerar as implicações globais e locais da mudança.

Por exemplo, embora a localização da produção possa levar a melhores condições de trabalho e a preços mais elevados do vestuário, também tem consequências a curto prazo para os trabalhadores do Sul Global que dependem destes empregos para a sua subsistência.

 

FR: Portanto, trata-se de encontrar um equilíbrio e considerar o impacto da mudança em todas as partes interessadas, incluindo as que se encontram em posições vulneráveis. Agora, vamos explorar os papéis dos diferentes atores nesta transição. Existem elementos existentes na indústria da moda que sejam indicativos da transição para um guarda-roupa de bem-estar?

 Taylor: Absolutamente! A indústria da moda mostra vários sinais promissores de evolução em direção a um guarda-roupa focado no bem-estar.

Primeiro, há a mudança das compras excessivas para a construção de conexões emocionais com as roupas. Não se trata apenas de comprar menos; trata-se de formar ligações significativas com as peças do seu guarda-roupa.

Outro aspecto crítico é a consideração das escolhas de fibra. Muitos estão optando por fibras naturais como uma escolha favorável ao bem-estar. No entanto, é essencial reconhecer que, dados os nossos actuais níveis de consumo, não podemos contar apenas com fibras naturais. Isto destaca a importância dos materiais sustentáveis ​​e da redução da produção geral de roupas.

A moda lenta também está ganhando força, com foco em designs atemporais e produção de alta qualidade. O objetivo é criar peças de vestuário que possam durar anos, com adaptabilidade e durabilidade, construídas para acomodar as mudanças nos corpos e nas necessidades.

Os esforços para reparar e cuidar das peças de vestuário existentes também estão ganhando força. Remendar, reparar e adotar melhores hábitos de lavagem prolongam a vida útil das roupas, desafiando a noção de que as roupas são descartáveis. As marcas e as instituições de ensino estão a assumir um papel crucial no ensino destas competências essenciais.

Os modelos de consumo colaborativo, como o aluguer de moda ou os serviços de subscrição, também desafiam a mentalidade dependente do crescimento da indústria. Estes modelos enfatizam o acesso em detrimento da propriedade, proporcionando às marcas fluxos de receitas alternativos que dependem de algo diferente da produção contínua de novas peças de vestuário.

 

FR: Agora, vamos explorar o papel das marcas nesta transição. Como podem as marcas apoiar esta transição para uma economia de bem-estar?

Taylor: Este é um grande problema e está claro que as marcas têm um papel fundamental na condução desta transição. Uma das maiores coisas que as marcas podem fazer é liderar o processo, reduzindo a produção e colocando a qualidade em primeiro plano. É o mantra de priorizar a qualidade em vez da quantidade. A transparência e o combate ao greenwashing também são essenciais para construir a confiança dos consumidores e das partes interessadas.

 

FR: Vamos mudar o nosso foco para os decisores políticos. Que ações específicas podem os decisores políticos tomar para apoiar esta transição? 

Taylor: Os decisores políticos podem desempenhar um papel fundamental na promoção da transparência e do bem-estar. Ao defenderem uma maior transparência e justiça nas cadeias de abastecimento, podem impulsionar a adoção de práticas mais éticas e sustentáveis. Além disso, os decisores políticos têm a oportunidade de capacitar e apoiar iniciativas orientadas para um propósito, ao mesmo tempo que promovem estratégias que dão prioridade ao bem-estar.

 

FR: E, finalmente, como indivíduos, como podemos contribuir para a criação de uma economia de bem-estar para a moda?

Taylor: Existem várias etapas diferentes para fazer parte dessa mudança. Uma das ações mais significativas é a redução do uso e consumo de recursos. Na hora de comprar roupas, podemos olhar para o movimento slow fashion e priorizar qualidade e longevidade em nossas escolhas de roupas. Também podemos fazer esforços para reparar e cuidar das roupas que já possuímos, o que pode prolongar significativamente a sua vida útil.  

Também podemos considerar alternativas à propriedade, como o aluguer de moda e outros modelos de consumo colaborativo que proporcionam acesso e nos permitem desfrutar da moda sem comprar novos artigos. E, claro, não tenha medo de ser criativo em suas escolhas de moda e comprar seu próprio guarda-roupa. A roupa mais sustentável é aquela que você já possui.

 

FR: Reduzir o consumo e fazer #LovedClothesLast é uma forma poderosa de minimizar a nossa pegada na moda. Qual é outro passo que os indivíduos podem dar? 

Taylor: Podemos defender práticas mais sustentáveis ​​em sua vida cotidiana e compartilhar seu conhecimento e dúvidas sobre o setor com suas comunidades. É importante reconhecer que não temos poder apenas como consumidores, mas também como cidadãos. Fazer perguntas como #WhoMadeMyClothes e #WhatsInMyClothes , apoiar iniciativas como Good Clothes, Fair Pay e entrar em contato com seus representantes eleitos sobre questões que lhe interessam são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode usar sua voz para exigir mudanças. 

 

FR: Partilhar conhecimentos e ter estas questões com outras pessoas pode definitivamente criar um efeito cascata de mudança positiva. Agora, para encerrar, qual é a principal lição que você gostaria que nossos leitores tivessem?

Taylor: A indústria da moda enfrenta desafios significativos de sustentabilidade, mas existem soluções e oportunidades para mudanças positivas. A colaboração e a mudança para uma economia de bem-estar podem abrir caminho para um futuro da moda mais sustentável e equitativo.  

 

Você pode aprender mais sobre o Guarda-Roupa Bem-Estar aqui.

Leia o relatório aqui.

 

Imagem de cabeçalho:@j_creativestudioapresentando uma citação de@OrsoladeCastro

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