Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Foto: Oficina de EstiloFoto: Oficina de Estilo

Você já parou para pensar no que significa seu ato de compra de um produto de moda? É mais do que estilo e até mais do que a mensagem que nós passamos visualmente. É uma escolha que fala sobre nossos conceitos éticos e morais.

O poder de compra é algo tão incrível que é capaz de causar diferenças significativas nos lucros anuais de grandes redes de fast fashion e modificar uma indústria inteira. Já parou para pensar?

Quando você compra está fortalecendo o caixa daquela marca e, de quebra, sinalizando que você “apoia” aquele tipo de produção. Logo, quando você deixa de consumir de uma grife está declarando que algo ali não está te agradando (seja o design, o preço ou o posicionamento) e que se nada for feito, eles vão te perder para a concorrente.

Hoje tudo influencia na compra: de processos de fabricação até posicionamento nas redes sociais.  As pessoas estão mais atentas ás decisões das marcas, verificando cada passo. As ofertas são muitas e um bom produto final já não é suficiente. É preciso ir além para conquistar e fidelizar consumidores.

Não basta apresentar uma coleção de peças lindas, se elas são fruto de mão de obra escrava. Mais do que nunca, nós sabemos o que as etiquetas querem dizer e muita gente se importa com elas. A exploração de um trabalhador, esteja ele no Brás ou na China, tem impactado na imagem e nas vendas.

Não adianta criar uma campanha ou editorial de moda criativo se a empresa só trabalha reforçando beleza padrão ou não disponibiliza peças nos tamanhos maiores. Assim como uma marca de cosméticos que tem práticas de crueldade animal ou uma revista que impõe regras ás mulheres.

Estamos num momento onde muitos querem saber a origem, quem fez, se está prejudicando o meio ambiente, se apoia ás mulheres, se apoia causas LGBT, entre várias outras coisas. E estão certíssimos. Pode parecer pouco, mas o dinheiro que você gasta naquela peça barata pode colaborar com grandes mudanças. Moda se tornou um ato político. Pense nisto na próxima vez que entrar numa loja.

Aos poucos a gente vai deixando o nosso recado. É preciso que as grifes entendam que isso não é uma fase. É um caminho sem volta. O mundo está mudando e nós, consumidores, exigimos que a moda mude também!

http://www.naocombina.com.br/jeito-voce-consome-moda-pode-mudar-mundo/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 235

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço