Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Ministério da Cultura Planeja Cooperação Com Setor da Moda no Rio

A moda é o destaque da semana na economia criativa do Rio de Janeiro. Três eventos, com os lançamentos da moda outono-inverno 2012, movimentam o setor, desde a última terça-feira até o próximo sábado, dia 14, atraindo à cidade milhares de visitantes de todo o país. São eles o 20º Fashion Rio, realizado no Pier Mauá, no antigo porto do Rio; seu salão oficial de negócios, o Rio à Porter, instalado na Casa Firjan da Indústria Criativa, em Botafogo; e o 19º SENAC Fashion Business, no Jockey Club , na Gávea.

O Ministério da Cultura aproveitou as duas feiras de negócios para retomar contatos com representantes do setor da moda e traçar planos para uma ação conjunta de promoção às atividades da economia criativa no Estado. Representando o MinC, Marcelo Velloso, da Secretaria de Articulação Institucional, visitou a 19ª Senac Fashion Business, onde foi recebido pela organizadora do evento, Eloysa Simão. Os dois acertaram que novo encontro será marcado em breve para discutir uma pauta específica de cooperação na área de moda. Este ano, a feira de negócios reúne 300 expositores e deve receber cerca de 20 mil lojistas de todo o país. Quatorze grifes realizam desfiles para apresentar suas novas coleções para a temporada outono-inverno.

Velloso compareceu também ao Rio à Porter, salão de negócios do Fashion Rio, organizado pelo Grupo Luminosidade, e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com o apoio do SESI e do Sebrae-RJ. Este ano, 24 grifes desfilam suas novas coleções no Fashion Rio, no Pier Mauá.

No Rio à Porter, Velloso conheceu o estande do APL (Arranjo Produtivo Local) de São Cristóvão, representado por cinco pequenas empresas, entre elas a Complexo B. O estilista Beto Neves falou sobre os projetos da APL, que reúne quase 300 unidades, entre confecções, ateliês e lojas.

A intenção do grupo é criar uma incubadora de novos talentos, com a capacitação de profissionais em todas as áreas do setor de moda, desde a criação, passando pela confecção até a administração do negócio. Ficou acertado que, em fevereiro, representantes do MinC visitarão o galpão da APL em São Cristóvão para conhecer detalhes do projeto.

Fonte:|http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/12/minc-planeja-cooperacao-c...

Exibições: 84

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço