Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O New Cotton Project quer provar que a moda circular pode ser alcançada hoje

O New Cotton Project quer provar que a moda circular pode ser alcançada hoje | Assintecal

Doze participantes pioneiros nas indústrias da moda e têxtil estão desbravando novos caminhos, demonstrando um modelo totalmente circular para a produção comercial de roupas. Esta é uma novidade mundial na indústria da moda, informa o consórcio. O consórcio de marcas, fabricantes, fornecedores, inovadores e institutos de pesquisa participantes do New Cotton Project, financiado pela União Europeia , tem como objetivo provar que a moda circular e sustentável não é apenas uma ambição, mas pode ser alcançada hoje. O projeto também visa servir de inspiração e trampolim para iniciativas circulares ainda maiores na indústria daqui para frente.

Demonstrando circularidade em têxteis

Ao longo de um período de três anos, os resíduos têxteis serão coletados, separados e regenerados em fibras têxteis à base de celulose da empresa finlandêsa de biotecnologia Infinited Fiber Company. As fibras serão utilizadas para criar diferentes tipos de tecidos para roupas que serão projetados, fabricados e vendidos pela Adidas e empresas do Grupo H&M. No final do uso, os programas de devolução de roupas coletarão as roupas para determinar a próxima fase de seu ciclo de vida. As roupas que não podem mais ser usadas serão devolvidas para regeneração em novas fibras, contribuindo ainda mais para uma economia circular na qual os têxteis nunca vão para o lixo, mas são reutilizados, reciclados ou regenerados em novas roupas.

A UE identificou o elevado potencial de circularidade na indústria têxtil, ao mesmo tempo que realçou a necessidade urgente de desenvolvimento de tecnologias para produzir e conceber materiais biológicos sustentáveis ​​e circulares. Tornar os produtos sustentáveis ​​um lugar comum, reduzir o desperdício e liderar os esforços globais em matéria de circularidade são descritos no Plano de Ação da Economia Circular da UE da Comissão Europeia como necessários para os esforços da Europa para impulsionar o crescimento sustentável. O New Cotton Project é financiado pela UE, com seus parceiros de consórcio da Finlândia, Portugal, Suécia, Alemanha, Holanda, Eslovênia e Turquia, aborda diretamente essas questões críticas e são pioneiros a implementação de um modelo de operação circular para a indústria têxtil.

Um consórcio de líderes da indústria

A Infinited Fiber Company, cuja tecnologia patenteada pode regenerar resíduos têxteis ricos em celulose em fibras exclusivas que viscose, está liderando o consórcio de 12 empresas e organizações que abrangem toda a cadeia de abastecimento. Os fabricantes Inovafil, Tekstina e Kipas usarão as fibras regeneradas para produzir fios, tecidos e denim, respectivamente, embora não haja razão para que projetos posteriores não incluam malhas e peças de malha. A Adidas e as empresas do Grupo H&M irão projetar, fabricar e vender roupas feitas com os tecidos, a Adidas também está coletando opiniões e percepções dos clientes e, desenvolvendo seu programa de devolução de têxteis para reintegrar as roupas devolvidas ao circuito.

A empresa Frankenhuis irá separar e pré-processar os resíduos têxteis usados ​​neste projeto, enquanto a South-Eastern Finland University of Applied Sciences (Xamk) irá desenvolver uma solução técnica para o processamento contínuo de fibras de resíduos têxteis para pré-tratamento. A REvolve Waste irá coletar e gerenciar dados sobre resíduos têxteis para estimar a disponibilidade de matéria-prima na Europa e definir o grau dos resíduos têxteis usados.

RISE, o instituto de pesquisa da Suécia, conduzirá as análises de sustentabilidade e técnico-econômicas para o projeto junto com a Infinited Fiber Company, bem como gerenciará o rótulo ecológico para o projeto e subsequentes tecidos e vestuários. A Universidade Aalto da Finlândia analisará o ecossistema criado e os modelos de negócios circulares de forma mais ampla para ajudar a definir o modelo de negócios mais viável para o projeto. A plataforma de inovação em moda sustentável Fashion for Good facilitará a cooperação das partes interessadas e conduzirá o treinamento, conduzindo toda a comunicação do projeto, branding e divulgação com o apoio da Aalto University e da Infinited Fiber Company.

“Estamos muito entusiasmados e orgulhosos por liderar este projeto, que está abrindo novos caminhos quando se trata de tornar a circularidade na indústria têxtil uma realidade. O entusiasmo e o compromisso com que todo o consórcio se uniu para trabalhar em prol de um futuro mais limpo e sustentável para a moda é verdadeiramente inspirador”, disse o co-fundador e CEO da Infinited Fiber Company, Petri Alava.

As marcas de moda produzem quase o dobro de roupas hoje do que há 20 anos, e a demanda deve continuar crescendo, diz o consórcio. Ao mesmo tempo, o equivalente a um caminhão de lixo de têxteis é depositado em aterro ou queimado a cada segundo, acrescenta. A maioria dos problemas ambientais da indústria têxtil está relacionada às matérias-primas usadas pela indústria: algodão, fibras fósseis como poliéster e viscose como a fibra celulósica artificial mais comum, estão todos associados a sérias preocupações ambientais, diz ele.

O New Cotton Project é uma resposta direta a esses problemas, oferecendo uma solução valiosa para resíduos têxteis e uma alternativa para a dependência da indústria de materiais virgens como o algodão, que requerem vastas áreas de terras agrícolas, grandes quantidades de água, fertilizantes e pesticidas poluentes para cultivo.

O projeto está recapturando as valiosas matérias-primas em roupas descartadas e regenerando-as de volta em fibras de celulose de alta qualidade que podem ser transformadas em novos fios, tecidas em novos tecidos e projetadas em novas roupas, repetidas vezes, diz o consórcio. Como se trata do primeiro projeto do gênero, esta também é uma oportunidade para identificar e encontrar soluções para potenciais gargalos para o aumento da produção têxtil circular e para o cálculo dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos têxteis, conclui.

O New Cotton Project recebeu € 6.745.801,25 em financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101000559.

https://www.assintecal.org.br/noticias/3274/o-new-cotton-project-qu...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 71

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço